Cultura medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Medieval



Cultura Medieval

*Arquitetura gótica e romana
*Arte bizantina
*Literatura medieval
*Música medieval















Alunos: Mikeias, Regina, Paulo Assunção, Jessica Junqueira e Gabriela Amorim
1º ano de História – Renata Nascimento

Arquitetura Romana

A arte romana começou no século II a.C, as mais importantes culturas convergiram noperíodo: a etrusca e a grega. A arte romana é dividida em dois períodos: a arte da Roma Republicana e a da Roma Imperial. Na época da Republica, estava restrito à arte realizada na cidade de Roma que conserva o rastro de seu passado etrusco. De pouco em pouco a arte libertou-se de sua herança etrusca, graças a expansão pela Itália e pelo Mediterrâneo, e não pelo falo de os romanos terem copiados outrasculturas, como a grega. Surgiu uma maneira tipicamente romana de construir edifícios, realizar escultura, pintar. A arte romana não é somente a arte dos imperadores, senadores e patrícios, mas também a de todos os habitantes do vasto Império Romano, incluindo a classe média dos homens negros da Itália e suas províncias.
Os templos romanos tiveram o resultado de uma combinação de elementosgregos e etruscos: planta retangular, vestíbulos profundos com colunas livres e uma escada na fachada dando acesso ao pódio ou a base. Os romanos conservaram as tradicionais ordens gregas (dórica, jônica e coríntia), mas inventaram outras duas: a tiscana, uma espécie de ordem rica sem estrias no oeste, composta por um capital criado a partir da mistura de elementos jônicos e coríntios. Os teatros eanfiteatros romanos apareceram pela primeira vez no final do período Republicano, e foi diferente dos teatros gregos. Os teatros da Itália e de Mérida foram realizados no tempo de Augusto e de Agripa. O mais antigo anfiteatro foi o de Pompéia (750 a.C)


























A Arte Bizantina

A arte bizantina foi constituída através da mistura de influenciasdas culturas helenísticas, romana, persas e armênias, alem de fontes orientais, sendo assim preservada a cultura clássica Greco-Romana.
Através dessa união de etnias foi possível associar todas as partes da cultura bizantina: como o idioma grego, a religião cristã, o direito romano, o gosto pelo requinte oriental, a arquitetura de inspiração persa entre outros, formando assim um novo estilo dearte, rico na técnica e na cor.
A religião teve na arte bizantina um artifício para representar através da arte a supremacia do espiritual sobre o material, da essência sobre a forma, e a elevação da contemplação das coisas espirituais conseqüência dessa proposição. Dessa maneira temos a religião dirigindo as artes, o clero utilizava os artistas para executar suas vontades.
O imperadortinha alem dos poderes administrativos, poderes espirituais, a figura de Deus na terra, dessa forma os artistas ao retratarem o mesmo com uma aureola sobre a cabeça, muito encontrado em mosaicos, onde o imperador e a imperatriz na maioria das vezes encontravam-se ao lado da virgem Maria e do menino Jesus.
Dentro dos templos, a arte representou uma teologia da imagem. Na parte interna, aarte pode ser concretizada através de pinturas, mosaicos e esculturas. A imagem bizantina foi um aumento do tempo do dogma e o progresso doutrinal através da doutrina da arte.
Distinguem-se três períodos principais na historia da arte bizantina, o período Justiniano, a renascença macedônica e o período dos paleólogos:
• O período Justiniano (527 – 565) - Corresponde à fixação dos grandestraços dessa arte imperial. As plantas arquitetônicas diversificaram-se: planta retangular com armação, ou centrada, com numero de naves variável e coberta com uma cúpula. Santa Sofia de Constantinopla, atribuída a Artêmios de Tralles e Isidorio de mileto, é o templo mais notável dessa época, ao lado das igrejas Ravena e Santa Catarina de Sinai. A crise do iconoclasmo, caracterizado pelo...
tracking img