Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Educação – FE
Curso: Pedagogia
Prof.ª: Marly Silveira
Disciplina: Psicologia da Educação
Aluna: Letícia da Cruz Souza
Matrícula: 12/0076551
Segundoo texto Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia, para que se entenda o que vem a ser a ciência psicológica, tem que saber distinguí-la do que é o senso comum e saber o que é ciência. Osenso comum, segundo a obra, é um "resumo" de todo o conhecimento acumulado no cotidiano, simplificando-os à uma visão-de-mundo. Já a ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos darealidade, onde se tenha um objeto de estudo e que se comprove a validação do que está sendo afirmado através da sistematização, programação e controle do mesmo.
Em se tratar da diversidade de objetosde estudo da Psicologia, entra como uma possível explicação o tempo em que esta foi dada como ciência, já muito recente, comparada a outras ciências. No texto são abordados o inconsciente, aconsciência, a personalidade e o comportamento humano como possíveis objetos de estudo da psicologia. Uma outra explicação para essa amplitude de objetos é que o pesquisador/cientista se confunde com o objetoa ser estudado, já que no sentido mais amplo, o objeto de estudo dessa ciência é o homem.
A Psicologia se diferencia das outras ciências humanas por studar algo que não é estudado em nenhuma outra,a subjetividade. A maneira de ser, de sentir, de agir, de amar, de sonhar e de fazer de cada indivíduo, algo próprio de cada ser humano que se concretiza atravéz do que é vivenciado e desenvolvidoatravés de experiências sociais e culturais.São as ideias, significados e emoções contruidos no interior do sujeito através dessas experiências.
No filme Os escritores da liberdade, a professorautiliza de sua subjetividade, do seus próprios significados de sentir, perceber e entender o outro, para ajudar os seus alunos. Ela utiliza sua psicologia, e não o método utilizado por professores...
tracking img