Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAE CENTRO UNIVERSITARIO
 
ALUNAS: LILIAN BANDIERA
                 VERA L. LOPES             
PROFESSOR: DENIS GIRARDI
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
 
 
PsicologiaComunitária e Política de Assistência Social: Diálogos Sobre Atuações em Comunidades
 
No artigo os autores trazem um panorama da atual politica de assistência social e como a psicologia comunitáriaestá inserida neste contexto, como ela tem contribuído e também quais as dificuldades que se apresentam como resultado desta união. Segundo os mesmos o objetivo seria de traçar diálogos entre apsicologia comunitária e a proposta de Proteção Social Básica, pois assim isto traria maior promoção à cidadania nas comunidades atendidas por estas duas praticas, porém existem muitos conflitos ao setentar estabelecer esta coletividade.
Sabemos que as politicas sociais surgiram a partir do interesse dos Estados em suprir as necessidades e desigualdades que foram produzidas pelas revoluçõesindustriais e, portanto isto é bastante evidente se observarmos como estas politicas se consolidaram em uma esfera assistencialista, e como até hoje ela ainda é vista desta maneira em nossa sociedade.
Estaquestão é muito evidente em nossa sociedade, pois como temos discutido a grande parte da população ainda enxerga a assistência social como uma forma de suprir as necessidades de populações em situação demiséria e vulnerabilidade. Esta é uma crítica feita ao estado paternalista que de alguma maneira ainda estaria tendo algum proveito com este entendimento de sua população.
Com o surgimento da PNASe do SUAS cresce o esforço em consolidar esta política como ela fora prevista e planejada na Constituição de 1988, que visa sim atender a grupos em situação de vulnerabilidade e risco social epessoal, mas que pretende primeiramente que a proteção social básica e a psicologia comunitária estejam o mais próximo possível do ambiente social destas comunidades e indivíduos. Isto já é bastante...
tracking img