Levantamento planialtimetrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI
Curso de Engenharia Civil










TOPOGRAFIA
LEVANTAMENTO ALTIMÉTRICO – CURVAS DE NÍVEL







Levantamento altimétrico – curvas de nível sobre o terreno escolhido para o projeto do TIM, apresentado disciplina Topografia II para obtenção parcial decrédito.


Prof. responsável: Thaís Prado



Divinópolis, MG
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 METODOLOGIA 4

4 MEMORIAL DESCRITIVO 5

5 PLANTA DO TERRENO 6

6 CONCLUSÃO 6

7 BIBLIOGRAFIA 7





1 INTRODUÇÃO


A Topografia tem um papel fundamental na implantação de uma obra. Ela é a base inicial para qualquer projeto ou obrapor representar, descrever, identificar uma superfície e delimitar todos os seus limites. A partir desse levantamento altimétrico, o engenheiro ou arquiteto terá uma projeção sobre o relevo no qual seu empreendimento está sendo construído.


O TIM, Trabalho Integralizado Multidisciplinar, consiste na elaboração de um projeto que aborda todas as etapas da construção, desde a implantação até aparte ambiental, tendo a topografia como etapa inicial. Devido à grande extensão deste projeto, que se inicia no terceiro período e se encerra no final do curo, o TIM é de suma importância na formação de um engenheiro civil com ênfase em meio ambiente bem qualificado e preparado para os desafios que o mercado de trabalho condiciona.


O grupo do TIM escolheu como projeto a construção de umEdifício Comercial e Residencial devido à grande procura por profissionais que atuem nesse ramo e por vários integrantes estarem familiarizados com esse tipo de obra.


Para a implantação desse empreendimento, foi escolhido um terreno localizado no bairro Belvedere II próximo a FUNEDI-UEMG cuja área de aproximadamente 7000 m2 onde foi feito um levantamento topográfico no primeiro semestre de 2012referente ao TIM da disciplina de Topografia I.


Nesta etapa do TIM, foi feito o levantamento altimétrico com a geração das curvas de nível do terreno escolhido a fim de traçar a real geometria do terreno, suas declividades, diferenças de níveis.
















2 OBJETIVO


Fazer o levantamento topográfico altimétrico de um terreno para a implantação do empreendimentoescolhido para o TIM. O levantamento consistiu na captação das coordenadas reais do terreno, elaboração das curvas de nível do terreno.





3 METODOLOGIA


Foi escolhido um terreno de aproximadamente 7000 m2 tendo como seus limites a Rua Diógenes Duque Duarte (Frente), Rua Anin José Barreto (Lado direito), Rua Wanyr Notini Pereira (Fundo) e Rua Lagoa da Prata (Lado esquerdo) no bairro BelvedereII na cidade de Divinópolis-MG.


Para o levantamento topográfico altimétrico foi utilizado os seguintes equipamentos:


• Uma estação total modelo HTS-582ARX fabricado pela HORIZON com precisão angular de 2", mede até 5.000 m com um único prisma e precisão linear de 2 mm.


• Um GPS modelo DL-4 fabricado pela NOVATEL com precisão no modo estático de 5 mm + 1 ppm horizontal e 10mm + 1 ppm vertical.


• Um GPS modelo R3 fabricado pela TRIMBLE com precisão no modo estático de 5 mm + 0,5 ppm horizontal e 5 mm + 1 ppm vertical.


• Um prisma para leitura.


Para fazer o levantamento da área, primeiramente posiciona-se o GPS em um piquete definido, onde esse mesmo piquete será usado para posicionar a Estação Total em seguida. Um segundo GPS é posicionado emoutro ponto aleatório dentro do loteamento, desde que este esteja visível com o primeiro GPS para que haja comunicação entre eles. Assim os GPS são estacionados por um tempo de 20 minutos aproximadamente para que localize os satélites, faça a triangulação e obtenção das coordenadas reais do local. É necessário que o GPS localize no mínimo 4 satélites para que as coordenadas do local estejam nos...
tracking img