Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

O tema da inteligência nos remete a necessidade de um breve percurso histórico, situando diferentes concepções vigentes que se expandiram tanto no campo da Psicologia quanto no da Educação. Este é um tópico presente nas discussões sobre a aprendizagem escolar, pois frequentemente, relacionamos
o êxito ou fracasso do rendimento dos alunos a um alto ou baixo nível deinteligência. E não é uma relação simples.
Antes de ler a definição de inteligência que trazemos na unidade, pense um pouco sobre o que é para você uma pessoa inteligente?Quais as características que ela possui?
Do latim intelligare, relativo ao que sabe juntar, unir e enlaçar, a inteligência vai além de resultados obtidos pelos estudantes, expressos em notas, índices e fatores. Ao contrário,ela está relacionada com aspectos próprios do sujeito e com as infl uências do ambiente (cultural),
manifestando-se de forma singular nas situações formais (escolas, cursos, treinamentos, etc.) e informais de aprendizagem, experimentadas por ele em seu cotidiano. A inteligência articula-se também com a capacidade do ser humano de conhecer e entender a realidade que o cerca, de modo a dominá-la etransformá-la. É, portanto, um processo aberto e mutável. Estamos sempre aprendendo e aprofundando conhecimentos em nossa relação com os outros.
O conceito de inteligência tem sido objeto de transformações ao longo dos últimos dois séculos. A origem do estudo psicológico da inteligência (e de sua relação com a educação) situa-se em fins do século XIX, marcada pela importância atribuída asdiferenças individuais na esfera do intelecto. Era a época em que a Psicologia Experimental iniciava pesquisas empíricas sobre variações entre os indivíduos, baseada no paradigma da medição da inteligência (COLL e ONRUBIA, 2004).
Os primeiros autores a abordarem o tema na Psicologia foram o britânico Francis Galton, o norte americano James Cattell e o francês Alfred Binet. Sobre as diferençasindividuais no âmbito intelectual, Binet afi rmou que elas residem mais nos processos complexos (raciocínio verbal, quantitativo, etc) do que nos elementares, e que a inteligência pode ser entendida como um conjunto de capacidades e habilidades passíveis de serem estudadas separadamente.
Binet publicou com Simon em 1905 uma Escala Métrica da inteligência, que usava a mensuração da capacidadeintelectual da criança em sua relação com a escolaridade, isto é, com o êxito escolar. Essa escala também foi utilizada para orientação acadêmica/profissional do indivíduo e para seleção de pessoal na área militar.
Em sua teoria Piaget (1983) definiu a inteligência como a “solução de um problema novo para o indivíduo, a coordenação de meios para atingir certo fim, que não é acessível de maneira imediata”(p. 216). Rompendo com a perspectiva inatista ele considerava a inteligência possível de ser construída a partir da ação do sujeito (aprendiz) sobre o objeto do conhecimento, sobre o mundo ao seu redor. Para ele, não é apenas o resultado que importa, mas o processo que levou, por exemplo, um aluno a responder as questões de uma prova de uma determinada maneira e não de outra.
Gardner (2005)afirma que as pessoas possuem capacidades e diferem em suas combinações. Deste modo, as diferentes inteligências são independentes entre si, o que permite uma pessoa se destacar numa área e não necessariamente em outras.
Embora a Teoria das Inteligências Múltiplas tenha gerado grande interesse na área educacional, deve instigar reflexões com o cuidado de não ser utilizada como prescrição ou modelopronto para a prática de professores ou profissionais de outras áreas do conhecimento. Muito menos se deve rotular um aluno como dotado de apenas uma capacidade de inteligência, sem oferecer-lhe a possibilidade de viver experiências nos mais diversos campos do conhecimento humano. Vale ressaltar também, que esta teoria está muito atrelada à origem biopsicológica dos processos inteligentes, não...
tracking img