Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE

TRANSACIONAL

ESTADOS

DE EGO

ESTADOS DE EGO

Em uma “Análise Estrutural”, a personalidade humana é formada por três “Estados de Ego”:

• Estado de Ego PAI – EXTEROpsique - conjunto coerente de pensamentos, sentimentos e comportamentos introjetados de uma figura parental.
• Estado de Ego ADULTO – NEOpsique - conjunto coerente de pensamentos, sentimentos e comportamentossituados no aqui e agora.
• Estado de Ego CRIANÇA – ARQUEOpsique - conjunto coerente de pensamentos, sentimentos e comportamentos, relíquias de uma idade precoce.

A tese é que, em qualquer momento, todo indivíduo estará exibindo um estado de ego do tipo PAI, ADULTO ou CRIANÇA, e que as pessoas podem mudar, com variados graus de rapidez e presteza de um estado para outro. Estas observações dãoorigem a um modo especial de se expressar um diagnóstico.

Eric Berne, psiquiatra canadense, distinguiu quatro formas de reconhecer os Estados de Ego no processo de intra-relacionamento (diálogos internos) e inter-relacionamento (relacionamento com os outros):

• Diagnóstico Comportamental – observação do comportamento exteriorizado consciente ou inconsciente.
• Diagnóstico Social – observaçãoaos estímulos exteriores.
• Diagnóstico Histórico – observação da figura parental.
• Diagnóstico Fenomenológico – reexperiência do momento que se assimilou o estado de ego parental.

A estrutura da personalidade é diagramada da seguinte forma:

P

A

C

O comportamento das pessoas é determinado pela distribuição de catexia (energiapsíquica) em seus estados de ego.
Assim, os estados de ego podem ser observados através da atuação dos indivíduos. Para compreender o funcionamentos destes estados de ego e sua interferência nas relações e na vida, usamos a Análise Funcional, onde são descritas as funções específicas de cada estado.

Todos os estados de ego são parte integrante da personalidade humana, todos são necessários eimportantes, porém, a forma como são utilizados pelas pessoas poderá ter efeitos construtivos ou destrutivos para ela e para os relacionamentos que estabelece.
Todas as funções podem ser parte de um circuito OK (positivo), quando saudáveis, ou ser parte de um circuito NÃO OK (negativo), quando patológicas.
Os estados de ego são observáveis através do comportamento geral e podem ser identificados apartir de palavras, gestos, expressão facial e corporal.



ESTADO DE EGO PAI - P

Conjunto de sentimentos, atitudes e padrões de comportamento que se assemelham àqueles de uma figura parental.
Do ponto de vista Estrutural, são copiados de fontes exteriores (daí o termo “exteropsique”), principalmente dos progenitores, familiares e outras figuras que, de alguma forma, representammodelos e figuras de autoridade ou que tiveram papel significativo, principalmente nos primeiros anos de vida.
Este estado de ego abrange os valores, as tradições, a moral, a ética, os costumes, julgamentos e preconceitos que se perpetuam, através dos padrões culturais transmitidos de geração em geração.

Do ponto de vista Funcional, podemos distinguir dois aspectos:

• Pai Crítico: de onde seemanam os julgamentos, críticas, preconceitos, acusações, controles, ordens, imposições, censuras, exigências, limites e punições.

• Pai Protetor: de onde se originam as manifestações de apoio, estímulo, proteção, orientação, ajuda, o dar segurança, permissão, conforto, a preocupação com o bem-estar do outro.

PAI CRÍTICO (PC) PAI PROTETOR (PP)
Circuito Negativo Agressivo
DéspotaPreconceituoso
Caçador de Defeitos Salvador
Super Protetor
Gera dependência
Circuito Positivo Exigente
Justo
Coloca limites adequados Afetuoso
Apoiador
Convida ao crescimento
Convida à autonomia

Exemplos de frases parentais:

• Isto está completamente errado! (PC)
• Não desanime, na próxima vez fará melhor! (PP)
• A culpa é sua, nunca faz nada direito! (PC)
• Atenção que o chão está...
tracking img