Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PATRICIA RIBEIRO DE SOUZA

ENTREVISTAS
DE
JOVEM-ADULTO, MEIA-IDADE E TERCEIRA IDADADE




INTRODUÇÃO

O propósito deste teste, sendo uma entrevista por meio de um questionário, é levantar dados que coincidem com o contexto estudado na disciplina de psicologia da vida adulta e da terceira idade. Tal teste fora desenvolvido pela docente responsável pela disciplina já referida.
OExame de Estado Mental (EEM) ou o Minimental confere a uma avaliação do estado de funcionamento cognitivo e emocional atual do paciente. Embora a maior parte da entrevista inicial enfoque especialmente o passado do avaliando, sendo que fazer um EEM excelente requer que se preste a atenção, ao mesmo tempo, no presente (CALART, 2007, 133 p.).
Foram colocadas em avaliação seis pessoas distintamentearreda da instituição e essas mesmas se portaram de forma colaborativa na pesquisa destinada a nós acadêmicos do sétimo período.
Um EEM possui dois objetivos. Primeiro, ajudar a fazer um diagnostico, em especial naqueles casos em que os dados históricos não são confiáveis ou estão equivocados [...] segundo, o EEM permite criar uma descrição viva do paciente para seus registros (CALART, 2007, 133p.).
Neste sentido os objetivos aqui, conferem apenas no discernimento dentro das fases de transição, sendo as de jovem adulto, meia e terceira idade.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O jovem- adulto é aquele que está com idade entre 20 e 44 anos, sendo a transição de adolescência para adulto. O jovem-dulto está, portanto no processo de maturação. Para Tarcísio (2007, não paginado):
O ingresso nomundo adulto (ou a saída do mundo adolescente) exigia apenas uma coisa do sujeito: escolhas. Escolher uma profissão, uma esposa (ou um marido), uma religião, um partido político, enfim um estilo de vida, dentre as alternativas existentes e que, até muito recentemente, eram em número bastante restritas e amplamente conhecidas de todos.
Segundo Helen Bee (1997, 390 p.) o jovem-adulto, estão em seu augefísico e cognitivo, pois a pessoa possui mais tecido muscular, mais cálcio nos ossos, mais massa cerebral, melhor acuidade sensorial, maior capacidade aeróbica e um sistema imunológico mais eficiente.
A maturidade psicológica depende de realizações como descobrir a própria identidade, tornar-se independente dos pais, desenvolver um sistema de valores e estabelecer relacionamentos. Algunspsicólogos sugerem que a entrada na vida adulta é marcada não por critérios externos, mas por indicadores internos como o sentimento de autonomia, autocontrole e responsabilidade pessoal – ou seja, é mais um estado de espírito do que um evento distinto (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2009, 473 p.).
A expressão "idade da loba" - que Lemos (1995, não paginado) consagrou no Brasil para descrever a mulher de 40anos - não deixa dúvidas de que essa pode ser a melhor metade da vida. Trazendo relatos de 96 mulheres, essa faixa etária é apresentada como um momento especial para a descoberta de novas potencialidades, para o exercício da sedução, para a estréia no papel de mãe ou de profissional, para a inauguração de novos projetos e realização de outros que tiveram de ser adiados.
Adultos que são fisicamenteativos colhem muitos benefícios. Alem de ajudar a manter o peso corporal em um nível desejável, a atividade física desenvolve a musculatura; fortalece o coração e os pulmões; diminui a pressão arterial; protege de doenças cardíacas, acidentes vasculares, diabetes, câncer de cólon, câncer do endométrio e osteoporose; alivia a ansiedade e a depressão e prolonga a vida (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2009,476p.).
Porem à medida que os anos avançam a pessoa tende a perder seus recursos sensoriais, pois as habilidades cognitivas e físicas apresentam declínio com a idade. Geralmente percebe-se que a pessoa altera sua personalidade, ficando um pouco mais desconcentrada, mais cansada e desastrada. E és que vem a meia-idade.
“Aos 40 anos, a expectativa de vida é de 35 a 40 anos adicionais, e esse...
tracking img