Pele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MENTE DA PELE
“A pele, como uma roupagem contínua e flexível, envolve-nos por completo. É o mais antigo e sensível de nossos órgãos, nosso primeiro meio de comunicação nosso mais eficiente protetor. Corpo todo é recoberto pela pele.” (p.21).
“A pele é o mais extenso órgão do sentido de nosso corpo e o sistema sensorial a tornar-se funcional em todas as espécies até o momento pesquisadas –humana, animal e aves.” (p.22).
“Tanto a pele quanto o sistema nervoso originam-se da mais externa das três camadas de células embriônicas, a ectoderme. A ectoderme constitui uma superfície geral que envolve todo o corpo embriônico.” (p.22).
“Segundo Frederic Wood Jones, anatomista inglês, médico e filosófo sábio é aquele que percebe que, quando considera a aparência externa de seus semelhantes,está estudando o sistema nervoso esterno e não simplesmente a pele e seus apêndices”. (p.23).
“Durante toda a vida, este prodigioso tecido, a pele, encontra-se num estado de contínua renovação através da atividade das células de suas camadas profundas. A cada quatro horas, aproximadamente, a pele formas duas novas camadas de células.” (p.23).
“Além disso, a pele, especialmente a do rosto, registraas tentativas e os triunfos de toda uma vida e com isso transporta própria memória de suas experiências.” (p.23).
“O crescimento e desenvolvimento da pele prosseguem vida afora, e o desenvolvimento de sua sensibilidade depende, em grande medida, do tipo de estimulação ambiental recebida.” (p.24).
“A parte da pele que está mais imediatamente exposta ao meio ambiente, sua camada mais superficial,é a epidérmica; esta abriga o sistema tátil.” (p.24).
“A área abrangida pela superfície da pele tem um número de receptores sensoriais captando estímulos de calor, frio, toque, pressão e dor.” (p.24).
“Após o nascimento, a pele é convocada a constituir muitas respostas adaptativas novas a um meio ambiente ainda mais complexo do que aquele ao qual esteve exposta até então, no útero. Sãotransmitidos pelo meio atmosféricos, além dos deslocamentos de ar, gases, partículas, parasitas, vírus, bactérias, mudança na pressão, na temperatura, na umidade, na luz, na radiação e muito mais.” (p.25).
Funções da pele:
1. Base dos receptores sensoriais, localização do mais delicado de todos os sentidos, o tato.
2. Fonte, organizadora e processadora de informações.
3. Mediadora desensações.
4. Barreira entre o organismo e ambiente externo.
5. Fonte imunológica de hormônios para diferenciação de células protetoras.
6. Camada protetora das partes situadas abaixo dela contra efeitos da radiação e lesões mecânicas.
7. Barreira contra materiais tóxicos e organismos estranhos.
8. Responsável por um papel de destaque na regulação da pressão e do fluxo de sangue.9. Órgão reparador e regenerativo.
10. Produtora de queratina.
11. Órgão de absorção de substâncias nocivas e outras, que possam ser excretadas junto com os resíduos corporais eliminados.
12. Reguladora da temperatura.
13. Órgão implicado no metabolismo e armazenamento de gordura.
14. E no metabolismo de água e sal, através da transpiração.
15. Reservatório de alimento eágua.
16. Órgão da respiração e facilitadora da entrada e saída de gases através da mesma.
17. Sintetizadora de vários compostos importantes, inclusive da vitamina D, responsável pelo controle do raquitismo.
18. Barreira ácida que protege contra muitas bactérias.
19. A secreção produzida pelas glândulas sebáceas lubrifica a pele e os pelos, isolando o corpo contra chuva e frio eprovavelmente ajuda no extermínio de bactérias.
20. Autopurificadora.
“[...] a pele é um espelho bifásico que desempenha uma tripla função. Sua superfície externa reflete o mundo da realidade objetiva, assim como o mundo vivo que existe no interior do corpo. Sua superfície interna reflete o mundo externo de modo tal a comunicar sua realidade às multivariadas células que compõem nossos órgãos.”...
tracking img