Olimpikus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Olympikus, é uma marca de calçados e artigos esportivos do Brasil pertencente ao grupo Vulcabras-Azaleia.
A marca tem sido usada como patrocínio de diversos times, atletas, confederações, comitês e eventos esportivos.
Em 1997, começou a patrocinar a Confederação Brasileira de Voleibol, fornecendo materiais para a Seleção Brasileira de Vôlei e patrocinando alguns atletas brasileiros dedestaque na modalidade, como Bernardinho, Giba e Zé Roberto.
Já em 2009, a Olympikus deu os seus primeiros passos no futebol, se tornando a patrocinadora oficial do Flamengo, e também do Lanús, clube da primeira divisão do futebol argentino.
História
A história da Olympikus inicia em 1975, quando surgiu o seu primeiro tênis: um dos primeiros modelos em couro do Brasil. Pouco tempo depois, as marcasesportivas internacionais começaram a entrar no Brasil e a Olympikus passou a disputar nos campos tecnológico, publicitário e mercadológico o espaço com estas empresas.
Na década de 1990 a marca se tornou patrocinadora de vários atletas e entidades. Nomes como Claudinei Quirino, Gustavo Borges, Vanderlei Cordeiro, Maureen Maggi, Gustavo Kuerten, Giba e Bernardinho se tornaram garotos-propaganda daOlympikus.
Além disso, a Olympikus iniciou parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (1997), com a Confederação Brasileira de Atletismo (1999) e com o Comitê Olímpico Brasileiro (1999).
Como resultado da maior associação com o esporte a empresa decide produzir novas linhas de vestuário com a marca. Em 1996, a Olympikus deixa de ser apenas uma marca de tênis e a marca passa a vir estampadaem diversas peças de vestuário esportivo, como camisetas e mochilas.
Em 2007 a marca foi escolhida como uma das patrocinadoras oficiais dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. A Olympikus não só patrocinou o evento, como a delegação brasileira.
Em 2006, uma nova marca foi lançada pela Calçados Azaléia S/A, mantendo uma relação ideológica com a antiga marca Olympikus: a OLK. Trata-se de umavariante da antiga marca menos voltada para materiais desportivos e mais relacionada com a vestuário casual.

Clubes Patrocinados
* Argentinos Juniors
* Lanús
* Racing
* Rosario Central
* San Martín de San Juan
* Cruzeiro
* Flamengo

Em junho de 2008 O Clube de Regatas Flamengo anunciou a troca de seu patrocinador esportivo. A Olympikus substituirá a Nike pagando R$20,6 milhões anuais, valor recorde no mercado brasileiro, além dos royalties relativos a dez lojas espalhadas pelo país. O clube espera faturar, nos próximos cinco anos, algo próximo de R$ 170 milhões através desse acordo.
Essa troca de fornecedor, no entanto, não foi pacífica. O contrato com a Nike teria validade até junho de 2009, mas o clube da Gávea o rompeu unilateralmente alegando violaçãode cláusulas contratuais relacionadas com o fornecimento e venda de materiais esportivos. O processo correrá na Câmara de Comércio Internacional, com sede na França, e deve se estender por três anos.
Segundo a coluna ”Painel FC” da Folha de São Paulo, escrita por Ricardo Perrone, o Flamengo afirma que apenas 100 mil de suas camisas foram vendidas em 2007 contra 500 mil vendidas pelo São Paulo. Omotivo dessa gritante diferença estaria na falta do produto rubro-negro nas lojas, falha de responsabilidade da Nike.
Pelos próximos sessenta dias o Flamengo utilizará uma camisa sem a logomarca de seu novo fornecedor, substituindo-a por três interrogações. Mais do que uma espécie de teaser para gerar expectativa no mercado, esse fato possivelmente se deva a alguma recomendação jurídica.Ricardo Hinrichsen, vice-presidente de marketing do Flamengo, mostra a nova camisa do clube com as interrogações no lugar da logomarca. (Foto: Globoesporte.com)
O fato é que o Flamengo há tempos vinha alimentando a expectativa de trocar seu fornecedor de material esportivo com o objetivo de aumentar substancialmente suas receitas, em movimento conjunto com o Corinthians que, até esse momento, mantém...
tracking img