Psicologia

1. INTRODUÇÃO



O estágio realizado na empresa Desafio RH no período de Novembro a Dezembro de 2011 pela aluna do quinto período de psicologia teve como objetivo proporcionar uma práticadireta na empresa. Tal estágio pretendeu demonstrar como o psicólogo deve atuar em uma empresa no processo de recrutamento e seleção.
O recrutamento segundo Chiavenato (2004. P. 112)corresponde ao processo pelo qual a organização irá atrair candidados para abastecer seu processo seletivo. A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoaspossam ingressar na organização, aquelas que apresentam características desejadas pela mesma
A seleçao de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possamingrenar na organização: aqueles que apresentam características desejada pela organização. Busca entre vários candidatos recrutados aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organizaçãoou ás competências necessárias, o processo seletivo visando a manter ou aumentar a eficiencia e o desempenho humano em conhecer como a eficacia da organização.
A entrevista de seleção é umprocesso de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem ente si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra.
O psicólogo organizacional tem o papel de promover aintegração, motivação e desenvolver o potencial humano da empresa em todos os aspectos levando em consideração que tal se forma pelos seus integrantes. Observando que a boa relação entre osfuncionários e a empresa também influenciam o funcionamento desta. Além de analisar cargos e salários, realizar seleção e recrutamento de novos funcionários, aplicação de testes psicológicos, realizar pesquisasobre os sentimentos e emoções dos funcionários, organizar o treinamento de habilidades dos profissionais, organizar um clima organizacional mais eficaz, resolver situações de conflitos entre...