Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOS GLARARAPES DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO FISÍCA E DO ESPORTE PROF: FÁTIMA CASA NOVAALUNO: DANILO FRANÇA TURMA: 4NA

TEORIA BEHAVIORISTA
O Behaviorismo – do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta,comportamento. É um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento dentro da Psicologia. Suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito aosignificado da palavra ‘comportamento’. Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical. Na perspectiva behaviorista, a aprendizagem é um comportamento observável,adquirido de forma mecânica e automática através de estímulos e respostas. Os mecanismos centrais da formação de hábitos são o condicionamento e o reforço como “a satisfação que o individuo recebecomo resultado do seu desempenho”.
TEORIA PSICANALÍTICA
A teoria psicanalítica foi desenvolvida pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud. É uma teoria que procura descrever as causas dos transtornosmentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana. Com base nesse corpo teórico Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia. Ao conjunto formado pela teoria, aprática psicoterapêutica nela baseada e os métodos utilizados dá-se o nome de psicanálise. O método básico da Psicanálise é a interpretação da transferência e da resistência com a análise da livreassociação. O analisado, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente. Sonhos, esperanças, desejos e fantasias são de interesse, como também as experiências vividas nos primeirosanos de vida em família. Escutando o analisado, o analista tenta manter uma atitude empática de neutralidade. Uma postura de não julgamento, visando a criar um ambiente seguro.

TEORIA GESTALT...
tracking img