Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia

Introdução a Psicologia – Breves Reflexões
Levando-se em consideração que as influências externas, associadas as nossas características herdadas formam a nossa personalidade, apsicologia tem por finalidade não só estudar o conhecimento das pessoas, mas também o ambiente.
Dentro deste contexto, temos diversas áreas de estudo da psicologia:
Se consideramos que o comportamento éuma interação entre o ambiente e o sujeito, a área da psicologia que estuda esta relação é chamada de “behaviorismo”.
Por outro lado, a psicologia humanista é centrada na pessoa e teoriza que todoindividuo vive num mundo de experiência no qual é o centro e, este mundo, pode ou não corresponder a realidade objetiva – depende da percepção de cada um. Maslow associa esta visão a questão daauto-realização, segregando alguns indivíduos os quais ele considera auto-realizados por buscarem experiências desafiantes que lhes exige exercitar atributos como criatividade e coragem, por exemplo.
Apsicanálise, que se tornou mundialmente conhecida através do famoso médico Sigmund Freud, surgiu através da necessidade de se tratar pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos. Deste então, estavertente da psicologia derivou várias “escolas” – mas seu método básico consiste em analisar a associação livre que o paciente realiza através de um conversa induzida. Vale ressaltar que a psicanálise foia primeira área da psicologia capaz de tratar enfermidades físicas e mentais.
Por fim, temos o cognitismo, que estuda o desenvolvimento mental, buscando compreender como as pessoas assimilam ainformação. Este desenvolvimento gera um esforço constante no sentido do individuo se adaptar ao meio em que vive e está diretamente relacionado as faixas de idade.
Portanto, podemos concluir que apsicologia tem uma área de atuação bem abrangente, com teorias diversas e exige a necessidade de um aprendizado continuo.

Auto Conhecimento/ Auto Imagem/ Auto-Estima
Auto conhecimento é a percepção...
tracking img