Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Ética.
RESENHA




VALLS, Álvaro L.M. O que é Ética. Ed. Brasiliense, 1994.

*Cap QOPM Júlio Ildefonso Damasceno Ferreira¹
* Cap QOPM Cristiane dos Santos Brito Cordeiro dos Santos¹
Cap QOPM Margareth Cristina Vieira Cordovil¹

O trabalho do autor baseia-se na análise conceitual do termo ética, iniciando com os problemas da Ética, desde a Grécia Antiga até acontemporaneidade. Assim, o autor divide sua obra em capítulos, cujos comentários buscam relacionar a Ética com outros campos do conhecimento, além da religião e do comportamento moral, dividido entre o Bem e o Mal.

Valls, em sete capítulos, procura discutir cientificamente a questão da ética em relação aos atos humanos, perpassando pela visão filosófica-teológica que norteia tais ações ou costumes.Para o autor, os problemas da ética dividem-se em dois campos: os gerais e fundamentais e os específicos. Os problemas gerais correspondem à liberdade, consciência, valores e leis e os específicos dizem respeito aos problemas da ética profissional, política, sexual, bioética. No entanto, Valls deixa claro que, embora estejam aqui divididos quando se trata da realidade todos esses problemas seapresentam juntos, ao mesmo tempo. E mesmo que a ética se distinga de outros ramos do conhecimento, como explicar o caso do suborno de um funcionário. Seria apenas ético ou apenas econômico ou ambos? Como ficaria esta questão num país capitalista ou num Estado autoritário? Teriam “sentimento de culpa”? Também as artes e a religião trazem problemas relacionados à ética.
Valls aborda ainda os costumes,mostrando que variam conforme a época ou o local. Para o autor tais costumes valem enquanto tiverem força para coagir moral ou socialmente. Apoia-se em Dostoievski, Max Weber, Immanuel Kant e Sócrates, para referendar sua abordagem, além de fazer um resgate histórico sobre a discussão da ética em diversas épocas.
No capítulo dois - Ética grega antiga, o autor traz o “período áureo dopensamento grego”, cujas ideias não foram importantes apenas para os gregos, mas muitas ainda persistem, graças, principalmente, a Sócrates, Platão e Aristóteles. “A reflexão grega neste campo surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto da conduta” (p.24). Como a Grécia ainda não tinha concebido uma ideia em relação à morte, as reflexões giravam em tornodos prazeres. Para Platão, eram quatro as virtudes: justiça, prudência, fortaleza e temperança. Segundo ele, a felicidade vinha pela contemplação das ideias – a dialética, e pela assimilação de Deus. Aristóteles via a ética como algo final e eudemonista. O alcance da felicidade dependia da amizade, da saúde e da riqueza.
No capítulo três - ética e religião, Valls mostra a religião como sendoa ética que normatiza a forma de agir das pessoas. O autor ressalta nas religiões antigas a presença muito forte dos elementos da natureza, os quais regiam a ação humana. Excetuam-se os judeus, cujos deuses estavam bem acima dessas personificações e os cristãos que também pregavam o amor ao próximo. Essas formas de agir deixam claro que “quando o homem se pergunta como deve agir, não pode maissatisfazer-se com a resposta que manda agir de acordo com a natureza, mas deve adotar uma nova posição que manda agir de acordo com a vontade do Deus pessoal” (p.36). O autor deixa claro que a religião ao mesmo tempo em trouxe progresso moral, também permitiu que os fanatismos obscurecessem a “mensagem ética profunda da liberdade, do amor, da fraternidade universal· (p. 37). Para fundamentar, Vallsrefere-se à Kant, Hegel, Kierkegaard, Marcel e Buber. Para Kant, o homem deveria ser visto como um fim, merecendo respeito como ser humano. Para Kiekergaard tudo o que se aprendia deveria ser praticado, para que se vivenciasse a ética. Marx fala de redenção, amor ao próximo, a vinda do Reino de Deus. Feuerbach acreditava que a religião só estaria ao alcance dos instruídos.
No capítulo...
tracking img