Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Condensação: é uma forma de “camuflagem” da pulsão. Se uma pulsão causa ansiedade na sua descarga, ela pode se juntar a outras pulsões formando uma única pulsão num processo simbólico que permite a descarga sem causar ansiedade. Um exemplo deste processo é o sonho.
• Conversão: é o processo de transformação da energia psíquica em manifestação física. Um desejo censurável ativa a repressãodevido ao conflito e a energia é então transformada numa manifestação física, uma expressão psicossomática, que pode ser simbólica ou inespecífica.
• Deslocamento: é a forma mais comum de expressão pulsional indireta. Uma pulsão dirigida a um objeto A, se for fruto de um desejo proibido ou censurável, entra em conflito, é reprimida e se desloca para um objeto X, de forma que o desejo agora não é maiscensurável nem proibido, permitindo a descarga da pulsão.


Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/1905002-mecanismos-defesa-id/#ixzz1vSD5L1LoSão processos psicológicos que estão realizando algum ato. Podem ser defensivos ou não defensivos e também pode ser normais ou patológicos. Isso dependerá de como a defesa está sendo usada.
Por exemplo, a identificação é um mecanismo,geralmente, não defensivo. É um processo inerente para estruturação da personalidade da criança. Ela permite o indivíduo se aproximar das pessoas (já a contra-identificação afasta o indivíduo das pessoas). Mas, usada fora deste intuito ela passa a ser um mecanismo defensivo e até patológico se usada a todo o momento na vida da pessoa.
Os mecanismos de defesa existem como uma forma de defesa aosofrimento/angústia. Por exemplo, a repressão evita que um conteúdo venha à consciência e cause sofrimento e angústia.

MECANISMOS DE DEFESA

Freud percebeu dois tipos de processos mentais, o processo psíquico primário (PPP) e o processo psíquico secundário (PPS).

• PPP: É a forma de atuação do Id e está relacionado ao Princípio do prazer
• PPS: É a forma de atuação do Ego e estárelacionado ao Princípio de Realidade.

Os processos do ID (PPP) teriam três mecanismos de defesa (que Freud denominou de mecanismos de formação de sintomas). E são eles:


Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/1905002-mecanismos-defesa-id/#ixzz1vSDEPgMPROTEIRO

1-Introdução.
2-Sublimação.
3-Repressão.
4-A Racionalização.
5-A Projeção.
6-Deslocamento.
7-A Identificação.8-A Regressão.
9-O Isolamento.
10-Formação Reativa.
11- A Substituição.
12-A Fantasia.
13-A Compensação.
14-Expiação.
15-Negação.
16-Introjeção.
17-Referências Bibliográficas.


1-INTRODUÇÃO.
São diferentes tipos de operações em que a defesa pode ser especificada.Os mecanismos predominantes diferem segundo o tipo de afecção considerado, a etapa genética, o grau de elaboração doconflito defensivo, etc.
Não há divergências quanto ao fato de que os mecanismos de defesa são utilizaos pelo ego, mas permanece aberta a questão teórica de saber se a sua utilização pressupõe sempre a existência de um ego organizado que seja o seu suporte.
Foi este o nome que Freud adotou para apresentar os diferentes tipos de manifestações que as defesas do Ego podem apresentar, já que este não sedefronta só com as pressões e solicitações do Id e do Superego, pois aos dois se juntam o mundo exterior e as lembranças do passado.
Quando o Ego está consciente das condições reinantes, consegue ele sair-se bem das situações sendo lógico, objetivo e racional, mas quando se desencadeiam situações que possam vir a provocar sentimentos de culpa ou ansiedade, o Ego perde as três qualidades citadas.É quando a ansiedade-sinal (ou sinal de angústia), de forma inconsciente, ativa uma série de mecanismos de defesa, com o fim de proteger o Ego contra um dor psíquica iminente.
Há vários mecanismos de defesa, sendo alguns mais eficientes do que outros. Há os que exigem menos despêndio de energia para funcionar a contento. Outros há que são menos satisfatórios, mas todos requerem gastos de...
tracking img