Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeitos das radiações ionizantes no homem

Em física, radiação é a emissão de energia por meio de ondas.Determinados elementos químicos,por possuírem núcleos instáveis (quando não há equilíbrio entre as parículas que o formam), liberam raios do tipo gama, capazes de penetrar profundamente na matéria. Chamada ionizante, a radiação emitida pelo combustível das usinas nucleares ( em geral urânioou plutônio) tem a propriedade de alterar a carga elétrica dos elementos da células humanas.A extensão dos danos á saúde depende da dose e do tempo de exposição e até da região do corpo atingida.

Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes no DNA

Quando exposto a esse tipo de radiação, o corpo humano é afetado, sofrendo alterações até mesmo no DNA das células. “A radiação tem a capacidade dealterar a característica físicoquímica da células.As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da meduls, que são mais radiossensíveis”, explica Giuseppe´d Ippólito, professor do departamento de Diagnóstica por Imagem da Universidade Federal Paulista (Unifesp).

Os efeitos das radiações ionizantes no DNA dependem de fatores como tipo de radiação, pHdo meio, temperatura, teor de oxigênio, presença de aceptores de radicais livre, características do próprio DNA e a possibilidade de reparação dos produtos induzidos pela radiação. Entre os efeitos estão:
alterações estruturais das bases nitrogenadas e das desoxirriboses
eliminação de bases
rompimento de pontes de hidrogênio entre duas hélices
rotura de uma ou duas cadeiasligações cruzadas entre moléculas de DNA e proteínas.
Até mesmo as radiações que não causam ionização na molécula de DNA também produzem danos. Apesar de não causar ionização, a radiação ultravioleta pode excitar a molécula de DNA ou outras moléculas que absorvam na mesma faixa de energia, criando assim um meio altamente reativo, podendo ocasionar a quebra de cadeias da molécula de DNA por açãode outras moléculas ativadas pela radiação.

Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

Os efeitos biológicos da radiação são a conseqüência de uma longa série de acontecimentos que se inicia pela excitação e ionização de moléculas no organismo. Há dois mecanismos pelos quais as alterações químicas nas moléculas são produzidas pela radiação ionizante: efeitos diretos e indiretos.
Noprocesso de interação da radiação com a matéria ocorrem ionização e excitação dos átomos e moléculas provocando modificação (ao menos temporária) nas moléculas. O dano mais importante é o que ocorre no DNA.
•Efeitos físicos: 10-13 s
•Efeitos químicos: 10-10 s
•Efeitos biológicos: minutos-anos, é a resposta natural do organismo a um agente agressor, não constitui necessariamente em doença. Ex:redução de leucócitos.
•Efeitos orgânicos: são as doenças. Incapacidade de recuperação do organismo devido à freqüência ou quantidade dos efeitos biológicos. Ex: catarata, câncer, leucemia.



Classificação dos efeitos Biológicos

•Classificação segundo a Dose Absorvida: Estocásticos ou Determinísticos
•Classificação segundo ao Tempo de Manifestação: Imediatos ou Tardios•Classificação segundo ao Nível de dano: Somáticos ou Genéticos

Efeito Estocástico:
•Leva à transformação celular. Sua causa deve-se a alteração aleatória no DNA de uma única célula que continua a se reproduzir. Quando o dano ocorre em célula germinativa, efeitos genéticos ou hereditários podem ocorrer.

•Não apresenta limiar de dose: o dano pode ser causado por uma dose mínima de radiação. Tumoresaltamente malignos podem ser causados por doses baixas e outros benignos por doses altas. A severidade é constante e independente da dose;
•A probabilidade de ocorrência é função da dose; •São difíceis de serem medidos experimentalmente, devido ao longo período de latência.
Exemplos: câncer, (leucemia de 5 a 7 anos; tumores sólidos de 15 a 10 anos ou mais), efeitos genéticos.
A severidade...
tracking img