Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GAPsi-FCUL

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Todas as relações interpessoais implicam duas pessoas distintas e únicas, pelo que é natural que possam ocorrer situações em que não se está de acordo, em que se têm opiniões e pontos de vista diferentes… Estes “desentendimentos” podem levar a conflitos que, por um lado, se resolvidos, podem gerar um progresso significativo na relação, fortalecendo-a. Noentanto, por outro lado, estes conflitos podem fazer com que ambas as pessoas se sintam incompreendidas, zangadas, contrariadas ou magoadas, podendo fazer com que a relação deteriore ou não progrida mais. Os conflitos podem surgir através de uma incompatibilidade entre vários tipos de conteúdo: Conteúdo
Incompatibilidade de pontos de vista sobre o mesmo facto (diferenças em relação àquilo quepensamos)

Opiniões

Ex: Conhecer os pais do outro é um sinal de que o meu parceiro gosta de mim. / Conhecer os pais do outro é um sinal de que o nosso namoro está a acabar. Incompatibilidade entre formas de agir (diferenças em relação às formas como costumamos fazer as coisas)

Métodos

Ex: Numa relação costumo conhecer os pais do meu parceiro o mais depressa possível / Numa relação só conheçoos pais do meu parceiro após dois anos de namoro. Incompatibilidade de resultados desejados (diferenças em relação àquilo que queremos)

Objectivos

1

GAPsi-FCUL Ex: Quero que o primeiro encontro com os pais do meu parceiro seja muito duradouro e intenso. / Quero que o primeiro encontro com os pais do meu parceiro acabe o mais depressa possível. Incompatibilidade de valores e ideias(diferenças em relação àquilo que nos é importante)

Cognitivos

Ex: A família é um dos aspectos mais importantes na minha vida. / A família está em segundo plano. Incompatibilidade de sentimentos e emoções

Afectivos

Ex: Gosto muito dos meus pais. / Não gosto dos meus pais.

Sendo assim, e sabendo que não podemos evitar os conflitos, torna-se importante compreendêlos para os podermosresolver da melhor forma. De seguida dar-se-á pistas sobre a melhor forma de resolver os conflitos.

Como resolver conflitos?

Escolher um local e uma altura – Quando e Onde?

Muitas das vezes não é aconselhável resolver um conflito imediatamente quando ocorre, mas sim permitir um pequeno intervalo, para que as emoções fortes que aparecem na altura da sua ocorrência não façam com que digas coisasdas quais te irás arrepender. Para além disso, este intervalo também te dá um tempo de preparação (pensares bem no que queres e como queres dizer as coisas). É também importante escolher uma altura em que haja tempo para se falar calmamente (p.e. não escolher um espaço de 10 minutos entre duas aulas) e em privado (deves escolher um local em que possam falar a sós, sem serem interrompidos). Comoconduzir a discussão?

Guião da discussão (é importante dar a voz a cada um dos envolvidos e resolver o conflito em conjunto)

1ª Etapa: Preparação – Identifica claramente o problema (tenta perceber o que te incomoda, será, p.e., o comportamento do teu parceiro ou a forma como isso te faz sentir?) – Formula o problema em frases simples e concretas. – Prepara os pontos essenciais que queres exporao outro (podes pedir a colaboração de amigos ou outras pessoas, não para confirmarem o teu ponto de vista, mas sim para te darem

2

GAPsi-FCUL

uma opinião honesta; também poderá ser útil, como no caso da exposição de assuntos mais delicados ou difíceis de partilhar, treinares previamente o teu discurso com outra pessoa). – Pensa em resultados que seriam aceitáveis para ti (quais são osobjectivos que pretendes atingir?).

2ª Etapa: Exposição – Assegura-te que podes expor todas as tuas ideias sem seres interrompido. – Atenção à forma como dizes o que queres dizer: - Utiliza frases na primeira pessoa “Eu sinto que…”; “Eu penso que…”. - Mantém-te restrito às coisas importantes/essenciais (cinge-te aos pontos fulcrais e explica qual o significado que este conflito tem para ti,...
tracking img