O papel do contador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FERNANDA DA SILVA SANTOS















A PROFISSÃO CONTÁBIL
















Santa Bárbara do Sul,
2009






fERNANDA DA SILVA SANTOS

















A PROFISSÃO CONTÁBIL








Trabalho apresentado ao Curso de CiênciasContabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Administração.


Orientadora: Prof. Mônica Maria Silva









Santa Bárbara do Sul,

2009







INTRODUÇÃO

O contador nos dias de hoje tem uma ampla área de serviços, podendo atuar em diferentes áreas como, por exemplo: na condição de profissionalliberal (autônomo), de empregado regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT, de servidor público, de militar, de sócio de qualquer tipo de sociedade, de diretor ou de conselheiro de quaisquer entidades, ou, em qualquer outra situação jurídica definida pela legislação. É por estes e outros motivos, que o profissional da área contábil vem ganhando um grande destaque no mercado de trabalhoprincipalmente nas áreas de Auditoria e Controladoria. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo descrever o papel do contador nos diferentes tipos de organizações.
Uma organização é descrita como uma associação de pessoas com fins de atingir uma finalidade definida e predeterminada. Geralmente são compostas por sócios, dirigentes, funcionários e voluntários, quem tem por objetivose responsabilidades diferenciados, mas articulados em torno da missão da entidade.
Portanto, o presente trabalho dará ênfase para os dois tipos de organizações, que são: as organizações com fins lucrativos e as organizações sem fins lucrativos. Sendo que, as organizações com fins lucrativos é aquela cujo objetivo é gerar lucro a partir das atividades por ela desenvolvidas, paradistribuí-los aos seus sócios, enquanto as organizações sem fins lucrativos não tem objetivo de lucro, mas outras finalidades, como amparar os necessitados, desenvolver atividades sociais (esportes, lazer), congregar pessoas.




















1 O Papel do Contador

O contador nos dias de hoje tem uma ampla área de serviços, podendo atuar na condição de profissional liberal ouautônomo, de empregado regido pela CLT, de servidor público, de militar, de sócio de qualquer tipo de sociedade, de diretor ou de conselheiro de quaisquer entidades, ou, em qualquer outra situação jurídica definida pela legislação. No entanto, o profissional da área contábil vem ganhando destaque no mercado principalmente nas áreas de Auditoria e Controladoria.
Conforme Marques, a atividadecontábil não pode ser exercida por quem não é habilitado junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado onde o serviço será prestado. Esta é uma exigência prevista em vários diplomas legais, a exemplo do Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade quando determina que o exercício de qualquer atividade que exija a aplicação de conhecimentos de natureza contábil constitui prerrogativa dosContadores e dos Técnicos em Contabilidade em situação regular perante o CRC.
Marques complementa ainda que, o contador deve por sua assinatura e o número de registro no CRC, em todo e qualquer trabalho realizado. Assim, os documentos contábeis só terão valor jurídico quando assinados e indicado o número do registro e da categoria.
A função do contabilista não se restringe ao âmbitomeramente fiscal, o que torna um mercado de economia complexo, vital para as empresas que necessitam de informações mais precisas, para possíveis tomadas de decisões e para atrair novos investidores.
A Contabilidade brasileira passa por um processo de transformação. Há quem diga que ela vive sua fase áurea. E não é para menos. O processo contínuo de mudanças trouxe à tona a necessidade...
tracking img