Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA

INTRODUÇÃO


Ao nos apoximarmos do Terceiro Milenio, tem-se a impressão de que estamos vivendo um paradoxo: ao invés de vermos a humanidade superar, empregando a linguagem de Teilhardde Chardin, a milenária fase de individualismo e ao liberalismo na sociedade em geral, para entrar numa nova fase de super-humanização e de socialização, na base de uma nova percepção da realidade eda vida como relação, estamos presenciando, e aqui está o paradoxo, uma excredescência de individualismo, de egocentrismo, de luta e competição de maneira aguda e esquizofrênica, que leva o mundo auma situação de apartação e exclusão.

CONCEITO:
Você já perguntou a alguém, quando se fala de ética, o que ele entende por isso? Ou melhor, voce já tentou, responder a voce mesmo,
responder o queé ética?
Quando se começa a refletir sobre o que seja ética e sobre os fundamentos que da ética, damo-nos conta de quão complexa é a questão. Más ao mesmo tempo, vemos que todos nós, de um modo ou deoutro, temos nossas convicções "éticas", possuímos nossa "ética". Para termos tal "ética", temos que nos basear em algum fundamento, algum pressuposto filosófico e valorativo. Másé curioso notar que amaioria das pessoas, apesar de possuírem esses fundamentos pressupostos, poucas vezes pararam para refletir e tomar consciencia de quais seriam esses pressupostos. Essa rápida discussão quer trazer àbaila esses pressupostos e facilitar, a quem desejar, descubrir qual fundamento de sua ética.

CONCLUSÃO

Entendemos o ser humano como um ser dialógico, relacional, que se vai construindo apartir das relações que vai se estabelecendo com os outros seres humanos. Sem perder sua singularidade, pois continua sendo um ser único e irrepetível, sua subjetividade é composta dos milhões de relaçõesque ele estabelece duarante toda sua existência.
A dimensão ética se apoia diretamente sobre essa antropologia personalista e dialógica. Reconhecemos o "outro" como pessoa com quem entramos em...
tracking img