Resenha do livro software livre - a luta pela liberdade do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro
Software Livre:
A luta pela liberdade do conhecimento

Ezequiel Ferreira de Jesus – Turno Vespertino

Silveira, Sérgio Amadeu da. Software livre: A luta pela liberdade doconhecimento. São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2004, Coleção Brasil Urgente, 79 p.
O autor é sociólogo, professor universitário e mestre em ciência política com a dissertação Poder nociberespaço: o Estado-nação, o controle e a regulamentação da Internet, defendida em 2000. É doutorando do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Escreveu o livro Exclusão Digital:a miséria na era da informação (Editora Fundação Perseu Abramo) e foi um dos autores e organizadores da coletânea Software livre e inclusão digital. Organizou e coordenou o Governo Eletrônico daPrefeitura Municipal de São Paulo, onde lançou o programa de telecentros para o acesso da população carente à rede mundial de computadores. É membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e odiretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Coordena o Comitê Técnico de Implementação do Software Livre do governo federal e integra o Conselho Diretor do Serpro. Participou dadelegação oficial do Brasil na Cúpula da Sociedade da Informação, ocorrida em dezembro de 2003, em Genebra, sendo um dos principais defensores da sociedade da informação como uma sociedade do compartilhamentodo conhecimento.

O autor no primeiro capitulo já mostra tudo que está envolvido nessa batalha entre as mega empresas de tecnologia e os defensores do uso de softwares livres. Cita o período deinicio desse entrave e os principais envolvidos. Mostra tambem o quão é importante e produtivo o conhecimento e a informação para o crescimento e desenvolvimento de um povo.
No segundo capitulo o autornos coloca a par da quantidade de pessoas envolvidas em desenvolver esses softwares livres e os milhões de usuários regulares desses sistemas operacionais e aplicativos. Ele tambem nos dá algumas...
tracking img