Metodologia e tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ETHIKOS

[pic] FACULDADE PHÊNIX [pic]
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
RECURSOS HUMANOS

[pic]

Prof. Dr. José Soares/UnB





Brasília /DF


[pic] INSTITUTO DEEDUCAÇÃO ETHIKOS [pic]
Faculdade Phenix
TUTORIA DO ETHIKOS
Para esclarecer dúvidas, trocar idéias, apresentar sugestões, o cursista do ETHIKOS poderá recorrer à tutoria, pelas seguintes formas:
Telefone: (61) 3964-5688/ 92118313/ 9179-5973
E-mail: www.ethikoseducar.com.br




O ETHIKOS TEM A SATISFAÇÃO DE ESTAR COM VOCÊ NESTE CURSO DE “RECURSOS HUMANOS“












Institutode Educação Ethikos
3ª Avenida Bloco 1 160 A – Núcleo Bandeirante Distrito Federal
Fone: (61) 3964- 5688/ 9211-8313/ 9179- 5953




Curso: “RECURSOS HUMANOS”

Contato: 3964-5688


Aluno(a):______________________________________________________________



Sumário do Curso: RECURSOS HUMANOS




1. MetodologiaCientífica

2.Tipos de Conhecimentos
2.1. Conhecimento Empírico
2.2. Conhecimento Filosófico
2.3. Conhecimento Teológico
2.4 Conhecimento Científico

3. A Ciência
3.1 Do medo à Ciência

3.2 A evolução da Ciência
3.3. A neutralidade científica

4. Tipos de Pesquisa

5. O Projeto da Pesquisa
5.1 Escolha do Tema

6. Passos para montagem de um projeto de pesquisa

7. Modelo deProjeto de pesquisa

8.Texto para resenha.







1. Metodologia Científica*

A disciplina Metodologia Científica é iminentemente prática e deve estimular os estudantes para que busquem motivações para encontrar respostas às suas dúvidas. Se nos referimos a um curso superior estamos naturalmente nos referindo a uma Academia de Ciência e, como tal, as respostas aos problemas deaquisição de conhecimento deveriam ser buscadas através do rigor científico e apresentadas através das normas acadêmicas vigentes. Dito isto, parece que fica claro que metodologia científica não é um simples conteúdo a ser decorado pelos alunos, para ser verificado num dia de prova; trata-se de fornecer aos estudantes um instrumental indispensável para que sejam capazes de atingir os objetivos daAcademia, que são o estudo e a pesquisa em qualquer área do conhecimento. Trata-se então de se aprender fazendo, como sugere os conceitos mais modernos da Pedagogia. Procuramos, na medida do possível, seguir rigorosamente as regras definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, para elaboração de trabalhos científicos.
É relevante entender que Metodologia Científica nadamais é do que a disciplina que “estuda os caminhos do saber”, se entendermos que “método” quer dizer caminho, “logia” quer dizer estudo e “ciência” quer dizer saber. Mas aprender a pesquisar é muito fácil. Vejam só:


2.Tipos de Conhecimentos

Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim dasexperiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Entre todos os animais, nós, os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos os únicos capazes decriar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos cães, dos macacos e dos leões. Ao criarmos este sistema de símbolos, através da evolução da espécie humana, permitimo-nos também ao pensar e, por conseqüência, a ordenação e a previsão...
tracking img