Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade

Conceito de Motivação 
Conjunto de forças internas  que mobilização o indivíduo para atingir um dado objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.
Apalavra motivação vem do latim movere, que significa "mover". A motivação é, então, aquilo que é susceptível de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para atingir algo (o objetivo), e de lhe produzir umcomportamento orientado.
 
Ciclo motivacional:  
.
1. Necessidade. É o motivo, a razão de ser da ação. É provocada por um estado de desequilíbrio devido a uma carência ou privação (ex. falta dealimento no organismo). 
2. Impulso ou pulsão. É a atividade desenvolvida pela necessidade ou motivo, isto é, a energia interna que impele o indivíduo a agir num dado sentido. (Ex. força que move oindivíduo para obter comida).  
3. Resposta. É a atividade desenvolvida e desencadeada pela pulsão para atingir algo. (ex. procurar comida).  
4. Incentivo. É o objetivo para o qual se orienta aacção. (Ex. ingerir o alimento).  
5. Saciedade. É a satisfação decorrente de se ter atingido o objetivo pretendido (depois de se ter ingerido o alimento, a fome desaparece).
Este comportamentoseqüencial volta a repetir-se sempre que se repete a necessidade que o provoca.
.
. Tipos de Motivação

Não existe uma classificação para as motivações, mas várias. As motivações podem classificar-se emdois grandes grupos:  
1. Motivações fisiológicas (primárias, básicas, biológicas, orgânicas): as que estão ligadas à sobrevivência do organismo e não resultam de uma aprendizagem. Elas provocam noorganismo certos impulsos para o restabelecimento do seu equilíbrio. Estas motivações encontram-se estreitamente ligadas com determinado estado interno do organismo. Exemplos: respiração, fome,sede, sexo, evitar o frio e o calor, sono, etc.  A homeostasia designa o mecanismo que regulação o equilíbrio interno do organismo.
2. Motivações sociais (secundárias culturais): as que dependem...
tracking img