Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Rodrigues (1981, p.13), “Psicologia Social é a ciência que estuda a influencia dos fatores sociais no individuo” e os fatores que influenciam no seu comportamento frente aos estímulossociais”.
Já Bock, Furtado e Teixeira (1999, p.184) definem a Psicologia Social como:

A Psicologia Social é uma área de conhecimento da psicologia que tem diferentes definições, não apresentando,com clareza, seu objeto de estudo [...] A Psicologia Social está aqui compreendida como o estudo, no âmbito da Psicologia dos fenômenos sociais na sua dimensão subjetiva. Interessa a essa áreacompreender os fenômenos sociais a partir da análise da subjetividade que vai sendo constituído ou modificado no decorrer da atuação e ao mesmo tempo, vai constituindo os fenômenos.

De acordo com Enriquez(1986, p.52 apud TASSARA E DAMERGIAN, 1996) “a Psicologia Social é o estudo das formas de alteridade e, como tal, deve criar seu lugar e um lugar essencial aos investimentos afetivos, sem os quaisgrupo organizado algum chegará a se constituir".
De acordo com Santana (2008) a definição de Psicologia Social é a abordagem entre os membros de um grupo social, e que faz conexão entre o grau derelação entre o ser e a sociedade, e que Fica na fronteira entre a Psicologia e a sociologia.
Para Rodrigues (1992, p.19), a Psicologia social procura entender as atitudes de comportamento que se manifestamquando uma pessoa interage com outras pessoas, ou apenas convive numa sociedade, entende-se como fato desta interação simples gestos como um aperto de mão, um sorriso, um elogio ou até um simplesolhar.
Para Assmar (2000) a definição de Psicologia Social nos dias atuais, em sua definição mais ampla, divide-se em duas áreas de estudo o que a faz uma área muito ampla de estudos. Destas duas áreasestão a Psicologia Social Psicológica e a Psicologia Social Sociológica, o que muda as definições que se tem sobre individuo, contexto social e condutas sociais.
De acordo com o autor acima...
tracking img