Psicologia organizacional

[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
Graduação em Administração Pública

Psicologia Organizacional
Professora Supervisora: Larissa Medeiros M. dos Santos
Professor Tutor a Distância:Monique Martins Lombardi

Pólo de Sete Lagoas – MG.

MARÇO- 2011

1) Como a história da Psicologia Organizacional contribui para a compreensão da relação entre Psicologia e Administração?R: A psicologia contribui com as organizações no sentido de que ela entenda o comportamento e a personalidade humana, na tentativa de fundamentar as tomadas de decisões dos administradores. Entendoque assim, administração e psicologia cresceram juntas. E somente depois que a Psicologia passou a ser vista pelos empresários como uma “ciência útil” à adaptação do trabalhador ao trabalho, graçasaos estudos e pesquisas, ou seja a história da psicologia, os administradores passaram a compreender os benéficos de envolver os trabalhadores no planejamento, na organização e no controle do seupróprio trabalho.
Por que estudar Psicologia em um curso de Administração?
R: Porque os administradores precisam lidar com pessoas que precisam se ajustar às novas perspectivas do mercado.

2)Quando e por que acontece a renovação na abordagem do comportamento humano nas organizações?
R: Acontece a partir dos anos noventa, pois se tornou necessário uma compreensão do homem nasorganizações de uma maneira menos fragmentada.
O que muda?
R: Desde os estudos de Mayo que percebeu que os fatores psicológicos e subjetivos tinham mais importância do que os fisiológicos, Mc Gregor que julgouser possível alinhar interesses corporativos a interesses pessoais de auto realização dos trabalhadores, muita coisa mudou. Essas mudanças na abordagem do comportamento humano nas organizaçõespropiciou as adequações necessárias à nova realidade administrativa e psicológica. Foi possível o resgate das dimensões antropológicas e humanistas nos estudos organizacionais.

3) O que é...