Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa nº 1
Aula-tema: Sustentabilidade
Identifique sustentabilidade e sua aplicação no planejamento ambiental.
CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
O conceito de sustentabilidade é o ato do ser humano realizar suas atividades atuais, sem comprometer as gerações futuras, ou seja, a sustentabilidade esta relacionada a um modelo econômico, social, político, cultural e ambiental equilibrado, que utilizaos recursos naturais disponíveis de forma em que esses recursos não venham faltar às gerações futuras. Quando as atividades humanas são bem planejadas e as decisões sobre os projetos urbanos são tomadas de formas conscientes, essas ações tendem a garantir ao longo prazo as boas condições do planeta para o desenvolvimento de diversas formas de vida, incluindo o ser humano.
Atualmente tem surgidovarias práticas de sustentabilidade ambiental, graças a atuação de vários setores da sociedade incluindo, pesquisadores, ONG’S, governo e a própria população, que identificam, selecionam e compartilham essas práticas de forma a garantir e até melhorar a qualidade de vida das gerações presentes e futuras
O conceito de sustentabilidade ambiental surge com o crescimento industrial, onde, no iniciodo século XX, houve um grande crescimento da produção industrial sem preocupação com a proteção e preservação do meio ambiente, o que começou a provocar um desequilíbrio devastador da natureza e consequentemente o sofrimento do ser humano e um aumento excessivo de gastos com ações para restabelecimento dos danos causados. Atualmente, mais do que necessário, é fundamental que se utilize de praticassustentáveis, sem ignorar os limites da capacidade do nosso planeta, já bastante comprometidas com as ações humanas

APLICAÇÃO NO PLANEJAMENTO AMBIENTAL
O planejamento ambiental tem por objetivo assegurar o cumprimento dos atos da sociedade com responsabilidade dentro de um espaço geográfico, e orientando o uso adequado dos recursos ambientais que, se usados de maneiras erradas podem causar umdesequilíbrio ambiental, colocando em risco a saúde, a vida do ser humano e trazendo enormes prejuízos a sociedade. No entanto devemos caminhar para o desenvolvimento sustentável não apenas pelo seu beneficio ambiental, mas principalmente, pela nossa razão de existência.
Para que um planejamento ambiental seja sustentável as cidades devem regulamentar de forma correta o uso e ocupação do solo,contribuindo para a melhoria das condições de vida da população, melhorando a qualidade ambiental, promover o desenvolvimento institucional e o fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão democrática da cidade, incorporando no processo a dimensão ambiental urbana e assegurando a participação efetiva da sociedade, promover mudanças nos padrões de produção e consumo da cidade, reduzindocustos e desperdícios formentando o desenvolvimento de tecnologias urbanas sustentáveis e gerenciar o uso dos recursos naturais de forma sustentável.
Outros exemplos de aplicação da sustentabilidade no planejamento ambiental é a aplicação de recursos em tecnologias benéficas, como o controle e prevenção da poluição, fazendo com que as tecnologias nocivas, como fábricas e veículos motorizadospoluidores, tenham seu potencial de destruição cada vez mais reduzidos.
A questão urbanística das cidades era considerado apenas como arte, estética e beleza do espaço urbano, atualmente, o planejamento urbano e ambiental passou a ser questões básicas para suprimento das necessidades do homem de hoje e suas gerações futuras.
Com isso, para que uma cidade seja ordenada, cada ente de sua populaçãodeve ceder parcela mínima de seus direitos, recebendo em troca conforto, higiene, segurança e bem-estar coletivo.
A Constituição disciplinou o planejamento urbano, o desenvolvimento sustentável, baseado em aspectos sociais. Houve a preocupação de se responder as seguintes perguntas: Será que todos os grupos da cidade estão incluídos no planejamento? Exemplo: o sistema de transportes coletivos...
tracking img