Atps de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA LEME

ATPS
ECONOMIA

Nome: Gislaine Soares da Silva R.A: 1094146333
Nome: Luciano Driel Girotto R.A: 1001780500
Nome: Simone de Cassia R.A: 2121204222
Nome: Gilmara G. de Campos R.A: 4167254635

Leme
Novembro/2010
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA LEME

ATPS
ECONOMIA
Etapas de números 3, 4 e 5.

Nome: Gislaine Soares da Silva R.A:1094146333
Nome: Luciano Driel Girotto R.A: 1001780500
Nome: Simone de Cassia R.A: 2121204222
Nome: Gilmara G. de Campos R.A: 4167254635

Esse trabalho refere-se a ATPS do 2º Semestre do curso de Ciências Contábeis,da disciplina de Economia sob orientação do Prof. Silvano.

SUMÁRIO GERAL

-ETAPA 3

* Monopólio e Oligopólio 4

-ETAPA 4

* Introdução 4
*Desenvolvimento.................................................................................5
* Conclusão 7

-ETAPA 5

* Introdução 7
* Política Monetária 7
* Política Fiscal 8
* Política Cambial 8
* Política Rendas 9



* Referencia Bibliográfica 11

ETAPA 3 –
Produção e o mercado. O mercado sob concorrência perfeita e monopolista.

Monopólio eOligopólio

Monopólio de origem (grego monos, um + polien, vender) é como se denomina a situação em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviços, impondo preços aos que comercializam ou ausência de concorrência a existência de um único fornecedor. Exemplo: A Petrobrás tange a exploração de petróleo no Brasil, onde influenciar os preços no mercado.
Oligopólios há poucosfornecedores e cada um detém uma parcela grande do mercado, de forma que qualquer mudança em sua política de vendas afeta a participação de seus concorrentes e os induz a reagir, se um fornecedor reduzir o preço abaixo do nível geral do mercado, ele atrai os clientes dos concorrentes se os poucos concorrentes baixarem seus preços na mesma proporção, de modo que nenhum deles fique em vantagem emrelação aos demais, provavelmente o nível geral de lucro se reduzirá. Exemplo: A industria da viação civil (TAM, GOL, VARIG, BRA).
Monopsônio: A cooperativa de leite ou uma grande industria de laticínios que é compradora de todos os produtores de leite de uma dada região. A empresa Cotochés em Rio Casca/MG, pode ser um exemplo, existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da industria e estase compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite .
Oligopsônio: Vários donos de terras no interior da Bahia e Minas Gerais que arrendam suas terras para o plantio de eucalipto, na região existem três grandes industrias de celulose, que costumam garantir a compra de eucaliptos desses produtores,como forma de garantirmatéria prima para produção de celulose. As empresas garantem as sementes, o preparo da terra, a colheita e os fazendeiros entram com a terra para o plantio, são vários pequenos proprietários e apenas três grandes compradores.

ETAPA 4 - Comportamento da oferta e da demanda.

Introdução

O desenvolvimento deste trabalho, procura mostrar a importância da demanda e da oferta na economia.Procura mostrar Fatores que influenciam a lei da procura de bens que pode obter uma elevação de preço, pois com isso a procura tende a cair. Em questão da oferta os preços de sua venda , quanto mais for elevado o preço, maior a quantidade oferecida .A oferta e a procura os caminham juntos, com a procura de um bem com o preço certo.

Desenvolvimento

A Lei da Procura pode estar definindo com aquantidade da procura de um bem que varia quando, o quanto mais elevado for o preço, menor a quantidade procurada.

Fatores que influenciam a procura:
O preço dos bens; variações do rendimento dos consumidores; variações no gosto dos consumidores; variação no preço de outros bens; aumento da população; publicidade; e entre outros.

A Lei da Oferta pode estar definindo-se como a...
tracking img