Psicologia organizacinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme Tempos Modernos
Podemos ver claramente que o filme de Charlie Chaplin vem expondo e revelando a desumanização, faz-se uma crítica ao capitalismo e ao modernismo representadoatravés da industrialização, onde as condições de trabalho são péssimas, o trabalho é repetitivo, como robôs trabalhando em série, o filme até mostra uma cena em que o personagem Carlitorepresentado por Chaplin que é um operário de uma fábrica, seu ofício é apertar parafusos em uma linha de montagem; que ao longo do filme, decorrente da intensa repetição, o deixa com stressmuito grande e causa um ataque de nervos, atrapalhando e atrasando a produção da fábrica.

O filme mostra também a constante busca por inovações onde o operário é usado como cobaia parafazer um teste de um aparelho que o alimente durante o trabalho e assim usaria o horário de almoço para trabalhar aumentando a produção. Mas a divisão exagerada de trabalho embora aumentea produção desestimula o trabalhador, gera falta de interesse e queda na produção. O que por um lado eles ganhariam, perderiam na mesma proporção ou até maior do outro, pois é uma formade trabalho escravo.

E por muito tempo se pensou que o capitalismo era o que segurava o desenvolvimento da empresa, ou seja, o capital financeiro era o mais importante, hoje, porém podese provar que o sucesso está relacionado com talento, competência e capital intelectual. A organização precisava entender que a vantagem competitiva no mercado não está somenterepresentada no financeiro ou nos altos investimentos em tecnologia, mas sim nas pessoas que compõem a organização, que movimentam tudo isto no dia-dia.

A gestão de pessoas hoje tem trêsaspectos importante que fazem o diferencial, são eles: As pessoas como seres humanos, as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e pessoas como parceiras da...
tracking img