Psicologia escolar

Páginas: 2 (493 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

O psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção de saúde mental da mesma, atuando junto a todos os membros que fazem parte da escola, inclusive os pais. O trabalho com essaspessoas é sempre contínuo e a intervenção, deveria ser sempre em grupo.
O psicólogo escolar atua não apenas na remediação de problemas, mas também desenvolvendo trabalhos que visem à prevenção dosmesmos. Por estar inserido na escola é preciso que tenha conhecimentos relacionados à criança, suas fases de desenvolvimento e aprendizagem
Este trabalho tem por finalidade, a prática de intervençõesem medidas sócio-educativas, usando técnicas da área da psicologia educacional nos casos à seguir:
1º caso: Dois meninos menores de idade, foram pegos no banheiro da escola, por um funcionário, usandodrogas.
2º caso: Um Rapaz, adolescente, suspeito de vender droga na escola, e o pai deste adolescente é traficante.



No primeiro caso o grupo decidiu que adotaria o seguinte procedimento:Primeiramente, iremos até a escola e conversaremos com a Diretora, para a confirmação e esclarecimentos dos fatos. Chamaremos também a Professora para uma investigação sobre o comportamento em saladeles, e de como é o relacionamento com os demais colegas, bem como, seu desempenho e freqüência nas aulas.
Em seguida, ouviremos o funcionário que relatou o ocorrido. Depois de averiguar os fatos,chamaremos os pais para uma conversa e faremos uma ananminese.
Por fim, chamaremos os adolescentes, separadamente, para os ouvirmos em forma de entrevista, neste primeiro momento, o abordaremos comperguntas como: se é usuário de drogas? O que o motivou? A quanto tempo é usuário? Qual tipo de droga usa? Como é a convivência com os pais? Relação com os amigos, se gosta de estudar, de que formaconsegue a droga, do que ele gosta? Seus sonhos e que profissão gostaria de seguir, etc. Reuniremos todas essas informações para podermos fazer a intervenção.
Dentro da intervenção: trabalharemos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Escolar
  • psicologia escolar
  • A Psicologia Escolar
  • Psicologia escolar
  • Psicologia escolar
  • Psicologia Escolar
  • Psicologia escolar
  • Psicologia Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!