Psicologia educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Total de visitas: 11652 | Psicologia Educacional

O QUE É A PSICOLOGIA EDUCACIONAL?

APRENDIZAGEM
Noção
Factores

MEMÓRIA
Tipos de Memória
A Relação Esquecimento-Memória

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA APRENDIZAGEM

O INSUCESSO ESCOLAR
Noção
Factores

COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR

NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

O que é a Psicologia Educacional?   A psicologia éa ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano.
   A educação é a construção do conhecimento, que engloba ensinar e aprender.

   Psicologia educacional é a área da psicologia que aborda todas as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino e aprendizagem nas crianças e adultos (portanto está relacionada com a psicologia do desenvolvimento).
   Cabe aopsicólogo educacional analisar a eficácia das estratégias educacionais, desenvolver projectos educativos, bem como desenvolver as capacidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, em instituições educativas (escolas, creches, jardins de infância, internatos, instituições de reeducação, actividades de tempos livres, etc.).    Estuda também o funcionamento da própria instituição enquantoorganização (portanto está relacionada com a psicologia social e das organizações).
   O psicólogo da educação pode intervir, tal como o psicólogo clínico, em dificuldades de natureza mental e emocional. Desde as perturbações de sono e alimentares até maus-tratos e abusos sexuais, numa perspectiva educacional.Aprendizagem
Noção
   Aprender significa “apreender para si próprio”, ou seja, fazer seu,assimilar.
Podemos definir aprendizagem como uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento. É uma mudança que se traduz por um hábito ou por uma tendência a responder de uma certa forma numa determinada situação. Esta mudança é resultado do exercício e da experiência, podendo ocorrer de forma consciente ou inconsciente, num processo individual ou interpessoal.   A aprendizagem é um processo cognitivo que implica que o ser humano interaja com o meio, a partir da sua experiência de vida. Para se adaptar, cada um de nós tem de gerir a informação que recebe, tendo em conta as solicitações da situação e as informações que já possuímos. Assim se percebe que face a uma mesma situação, diferentes pessoas aprendam de forma diferente e que o resultado daaprendizagem seja também diferente. A aprendizagem é um processo pessoal, que envolve a totalidade da pessoa: o seu pensamento, as suas emoções e afectos, a sua história de vida. Ao aprender, modificamo-nos e reorganizamo-nos interiormente. O modo como integramos uma informação ou conhecimentos novos resulta de uma síntese entre o que somos e o que sabemos, entre as representações do mundo que possuímos eo que se nos apresenta de novo. Daí que não se possa ensinar a mesma coisa do mesmo modo a todas as pessoas; assim se explica por que razão não aprendemos da mesma maneira as mesmas coisas, mesmo que a informação seja a mesma.

Factores
   São muitos os factores que influenciam a aprendizagem de formas mais ou menos directas, mais ou menos conscientes e em graus de abrangência e de importânciadiversos. Assim, podemos referir:
 -A Dinâmica do Ambiente
A criança desenvolve-se, logo aprende, num ambiente. O que significa que o que vemos exprimir-se ou desenvolver-se diante dos nossos olhos depende, em larga medida, do contexto no seio do qual vive e age presentemente a criança, um contexto de que o adulto, tanto na família como na classe, faz parte, mesmo quando não intervém na acçãoda criança.
   -MotivaçãoAprende-se melhor e mais de pressa se se estiver interessado por um assunto. Uma pessoa motivada tem uma atitude activa e empenhada no processo de aprendizagem. Aprendizagem e motivação têm uma relação dinâmica: a motivação pode ocorrer durante o processo de aprendizagem.
   -Conhecimentos AnterioresOs conhecimentos anteriores podem condicionar a aprendizagem, na...
tracking img