Psicologia do juizes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1293 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicações da Psicologia Jurídica

1 – Psicologia dos Juízes
Divide-se em dois segmentos: Sistema Inquisitorial e Sistema de Confrontação.
No sistema Inquisitorial que também é chamado de modelo dos Juízes, não existe a presençade jurado, também não é necessária a vista oral ou confrontação entre pessoas jurídicas. Já o Sistema de confrontação é conhecido como Sistema de contrários, ouprocedimento de Juízes populares, existindo geralmente a presença de jurado. São apresentadas as versõesdos fatos através do advogado de defesa e do promotor de justiça.
As decisões judiciais são realizadas conforme inúmeras decisões complementares são tomadas, ou seja, são tomadas decisões previas antes da decisão final. Os juízes e os juradossão os protagonistas judiciais na sala de justiça.Com a aparição de tribunais de jurados, o poder judicial ficou mais democratizado, diminuindo o poder do Juiz que é o conhecedor das leis que age pela ciência. Com os jurados que são leigos, acontece totalmente inverso, pois agem por emoções já que não possuem conhecimento cientifico.
As sentenças judiciais são decisões complexas realizadas sob uma grande ambigüidade e com repercussões dramáticaspara varias pessoas. Elas pode ser dividias em três dimensões distintas: a) Social, b) Individual e c) Dimensão Institucional.
Os acusados são analisados e caracterizados por algumas variáveis que provocam associação relativa com a gravidade da sentença. Exemplos: Sexo, raça, idade, educação, estado civil, as oportunidades de emprego, as relações sociais, o poder econômico, a maturidade ou a motivaçãopara o cometimento do delito e outros mais.
Os antecedentes sociais e políticos e as expectativas de papéis, influenciam as decisões dos juízes.

2 – Psicologia dos Jurados
Através de estudos sobre os jurados, os psicólogos estão se interessando em descobrir quais seriam os processos psicológicos e os mecanismos envolvidosna tomada de decisão dos jurados.
Nas decisões dos jurados (no modeloBrasileiro), não é permitida a deliberação em grupo, ou seja, os jurados votam secretamente sem comunicarem entre si nenhuma informação pertinente ao julgamento.
Quando comparecem a um Tribunal, os jurados trazem consigo vários conhecimentos e mazelas sobre a vida, como tendências de julgamento e estereótipos, que são reflexos de fatores gerais.
Os jurados geralmente fazem distorções quepodem afetar o veredito, pois absorvem informações recebidas em juízo e também cognições sobre o acusado e questões legais, por exemplo, a personalidade do acusado.

3 – Psicopatologia Forense
Psicopatologia é o estudo organizado do comportamento, da cognição, de experiências anormais e da mente. Ela divide-se em explicativa e descritiva.
A psicopatologia explicativa procura explicações conforme conceitosteóricos, podendo ser a partir de uma teoria psicodinâmica, comportamental e etc. Adescritiva seria a descrição e categorização de experiências anormais, que são informadas pelo paciente e verificadas em seu comportamento através deavaliação empática.
Avaliação empática é quando o psicólogo sente-se como o paciente, nas condições de transtornos psicológicos por ele sofrido.
Ocomportamento anormal pode ser descrito por algumas normas sociais (valores), estatísticas e pessoais.
As normas sociais regem o comportamento humano, elas são necessárias como regras para estabelecermos os padrões de convívio, punimos os comportamentos que fujam do padrão, para retornar e reforçarmos os comportamentos desejáveis.
As normas estatísticas seria o entendimento estatístico do homem médio.Sob a perspectiva estatística podemos saber se um sujeito é anormal ou não, determinamos qual é o comportamento médio das pessoas de um local e qual é o afastamento da media.
As normas pessoais de anormalidade podem ser as mais difíceis de serem determinadas pelo psicólogo, pelo alto grau de subjetividade. Ao mesmo tempo em que são as mais simples, são as mais complexas, pois dependerão da habilidade...
tracking img