O julgamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PSICOLOGIA






O JULGAMENTO














RONDONÓPOLIS (mt), 02 DE MAIO DE 2011




TRABALHO: PSICOLOGIA

TEMA: O JULGAMENTO

PROFESSOR: ARNOLDO

ALUNOS:

Rondonópolis (MT), 02 de Maio de 2011.
O JULGAMENTO:




1 – INTRODUÇÃO:



Um das maiores fontes de erros é sem duvida alguma constituída pela necessidade de ser dever reduzir aescrito o resultado das indispensáveis investigações. Ninguém pode disfarçar as enormes dificuldades que acompanham a complicação de um processo verbal. À primeira vista, essa complicação parece a coisa mais fácil e obvia deste mundo. O nosso ser psíquico, porem, é feito de modo tal que, com muita freqüência, o pensamento expresso e manifestado, de aquilo que no cérebro fermenta. E são mais amplas emais estridentes as deformações e as dissonâncias que se manifestam pelo outros a escrito, porque há maiores exigências de estilo e preocupações pelo valor da conseqüência desse escrito.
Quando nos encontramos perante um documento humano e de um processo verbal matéria judiciária, devemos sempre perguntar-nos se por acaso esse escrito correspondente ao verdadeiro pensamento e à convicção integraldo seu extensor, ou se porventura este não haja querido antes dizer alguma coisa de muito diverso daquilo que diante de nós temos.
Com a busca de um sistema jurídico, cada vez mais competente, a psicologia passa a ter um papel fundamental no estudo do comportamento dos juízes, os papeis e funções, a forma de confrontação, e variáveis políticas na verdade são formas que acabam sendo formas dedefinição de personalidades de juízes, o que nos ensina a ciência a respeito dos procedimentos dos juízes, sob ponto de vista psicológico, temos o conhecimento cientifico, o juiz e o que ele aprendeu e de um outro lado o leigo representado pelo jurado.
Muitos são os fatores que influenciam em uma sentença judicial, o conhecimento cientifico é a base, mas a formação, a conduta social, a forma de comoa sociedade vê a figura do juiz também é importante na hora de proferir a sentença, alem disso o fato ocorrido, psicologicamente também é de grande relevância na forma de definir padrões de uma sentença.



2. PSICOLOGIA DOS JUÍZES:

2.1. PSICOLOGIA INQUISITORIAL X SISTEMA DE CONFRONTAÇÃO

a) Sistema inquisitorial é um modelo de juízes, que existe a presença de jurados. Já no mundoeuropeu, possui maior tradição neste tipo de modelo, mas existe países que utilizam o método de decisão judicial com jurados. Surgindo na Europa Continental o modelo escabinado uma mistura de juízes e jurados. b) Sistema de confrontação são procedimentos de juízes populares sendo comum a presença de jurados. É bem característico do mundo anglo-saxão.


2.2 PAPEIS E FUNÇOES:


São diversas decisõesprevias antes da decisão final (sentença ou veredicto) e, é uma articulação dentro de uma grande corrente de decisões. O juiz ou os jurados são protagonistas judiciais de todo um sistema de informação. O advogado de defesa e o promotor de justiça estaram na tarefa de convencê-los e persuadi-los a tomarem a decisão em seu favor. No sistema inquisitorial. Às vezes não é necessária a vista oral aíconfrontação tendo o juiz um papel ativo em uma audiência preliminar, no direito anglo-saxão, o juiz intima a presença das partes implicadas, decidindo que não é necessária a vista oral de confrontação, tendo o juiz um papel ativo. Em uma audiência preliminar, no direito anglo-saxão o juiz intima a presença das partes implicadas, decidindo que não é necessária a vista oral do juízo, caso as partescheguem a um acordo ou a parte acusada se declare culpada, o juiz dita diretamente a sentença. No sistema de confrontação, são apresentadas as versões dos fatos através do advogado de defesa e do promotor de justiça, informando, através de provas e testemunhas, possuindo cada um seu rol especifico e já no sistema anglo-saxão, o juiz possui autoridade máxima com função de dirigir e controlar a...
tracking img