Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Tecnologia em Logística



















INTRODUÇÃOAOS CONCEITOS E DESENVOLVIMENTO DE MARKETING E INTRODUÇÃO AO COMPOSTO MERCADOLÓGICO















Pindamonhangaba – SP

Junho/2011

EDINALDO DA SILVA PEREIRA RA 2041972022
LUIS EDUARDO DA SILVA RA 4115199583
MARIA AUXILIADORA BARBOSA SUZUKI RA 4115191707INTRODUÇÃOAOS CONCEITOS E DESENVOLVIMENTO DE MARKETING E INTRODUÇÃO AO COMPOSTO MERCADOLÓGICO







Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem do curso de gestão de Marketing do Curso de Tecnologia em logística da Universidade Anhanguera - UNIDERP, turma ., Prof.(a) . Dr. Francisco Antonio Maciel Novaes













Pindamonhangaba – SP

Junho/2011


ETAPA 1: INTRODUÇÃOAOSCONCEITOS E DESENVOLVIMENTO DE MARKETING E INTRODUÇÃO AO COMPOSTO MERCADOLÓGICO


O Marketing começou cursos de “Publicidade e Propaganda”, e as empresas começavam a adotar este conceito, pois as empresas estavam diante de um novo conceito, uma nova ideologia de como se comunicar com os clientes.
O Marketing surgiu agregado a palavras como “Internet” e “Globalização”. Nos dias de hoje aInternet tornou-se uma ferramenta fundamental na comunicação entre as empresas, e delas com os clientes, a Internet tornou-se uma grande e importante fonte de informações sobre o consumidor. Marketing, tornou-se não só importantíssimo para as empresas globalizadas, como também “rebentou seus organogramas” e criou o seu espaço tornando-as dependentes de sua filosofia.
Hoje, todas asempresas de alto padrão, possuem um Departamento de Marketing. O Marketing é mais do que a venda e a propaganda de produtos, ele engloba um conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam à satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e gruposde pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006, p.26. www.administradores.com.br).
Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes... de modo que beneficie a organização e seupúblico interessado. (AMA - American Marketing Association, 2005. www.inpi.org.br).
As estratégias de marketing se dividem em dois grandes grupos: as estratégias de marketing tradicional ou de massa, na qual o uso tático da propaganda e promoção se sobressai para atingir as necessidades e desejos dos clientes; e as estratégias de marketing dirigido composto por táticas direcionadas ecustomizadas de comunicação e vendas para clientes específicos.

Um plano de marketing é um planejamento para a marca e para as linhas de produtos visando atingir as metas da empresa. Através da análise dos pontos fortes e fracos (Qualidade, garantia, variedade de produtos e design) da empresa e do mercado concorrente, das oportunidades e ameaças ambientais, é possível desenvolver a escolhade uma proposta de valor que vai orientar a direção estratégica de uma marca, através da escolha tanto de um posicionamento amplo quanto de um posicionamento específico (publico alvo). Além disso, é preciso observar que a decisão deve ser uma escolha estratégica, que é fruto de uma orientação exclusiva e devendo ser seguida, continuada e não modificada, assumindo uma posição focalizadora e abrindomão de outras proposições. Isto é, se uma empresa optou por um foco em custo.
O Termo marca está presente desde que a humanidade começou a comercializar produtos e vem adquirindo uma grande importância no meio empresarial, como uma forma de impressionar, de conquistar o consumidor, pois a marca é a primeira impressão que o consumidor vai ter da empresa, se ela é uma empresa...
tracking img