Julgamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Linguagem e comunicação jurídica

Neste trabalho serão apresentados os argumentos da promotoria e os argumentos do advogado de defesa no julgamento do filme “a sentença de um assassino”
“Sentença de um assassino” narra a juventude de Philippe Halsman (Ben Silverstone), anos mais tarde renomado artista na América, mas na época ainda fotógrafo austríaco noviço suspeito do assassíniodo pai. O fato teria ocorrido durante caminhada nas montanhas europeias e as desavenças havidas costumeiramente entre ambos teriam motivado a hipotética conduta infracional. As provas, frágeis por certo – e ainda assim alvo de tentativa de manipulação – bastariam à comprovação da inocência de Halsman, embora insuficientes para a identificação dos responsáveis pelo crime.
O processo, em tesesimples, no contexto se afigurava complexo pela presença de dois elementos: a ascensão do nazi-fascismo naquela parcela do velho mundo, contaminando a população e direcionando o ódio às minorias, motivo este ao qual se somava a origem hebraica do réu (Judeu). Tal foi o cenário no qual se realizaria o primeiro julgamento de um judeu sob a influência dos ideais nacional-socialistas, sendo delegada aosrepresentantes do povo postos no Tribunal do Júri a responsabilidade pelo veredicto. À defesa de Halsman, contando até então somente com o apoio da mãe e da irmã, se junta o advogado Richard Pressburger (interpretado pelo saudoso Patrick Swayze). Desde a constituição como patrono do acusado, o causídico inicia extenuante batalha legal, se esforçando para impedir que o clamor popular e a antipatiaque se tinha do réu não contaminasse a justeza da decisão.
Aspecto de maior importância abordado no filme é a dificuldade de se defender alguém previamente condenado pela população, independentemente de convicção aferida através dos indícios e provas. Aliado a isso, a dupla condição do acusado, judeu e filho do falecido – israelita igualmente – torna a defesa tarefa árdua.

Argumentos dopromotor:
-Aponta Phillippe Halsman como assassino de seu pai
-Segundo o médico legista, a vítima foi golpeada com objeto muito afiado a perda excessiva de sangue, e exposição do cérebro foi á causa da morte. O cadáver demostra que Philippe Halsman desceu a ladeira e bateu na cabeça de seu pai com uma pedra até a morte, depoimento que fui utilizado para favorecer a promotoria.
-O promotor alega queo réu entrou em contradições. Ao interrogar o Dr. Stein psicólogo, pergunta se o réu poderia ter lapsos de memória o Dr. diz que ao ver dele o réu não sofre de nenhuma anomalia mental e afirma que está apenas inventando fatos.
-No depoimento de Anna Gruber a última pessoa a ver a vítima (Morduch Halsman) viva, ela conta que teve a sensação de que o pai tinha medo do filho,e que ele tinha dito queo filho queria o ver morto pela herança, e diz que o filho sempre estava irritado e ainda comenta sobre uma briga que presencio entre os dois quando ia partir, o filho jogou a mochila no pai.
-Novamente interroga o médico legista Dr. Stein após ter feito uma consulta com o Phillippe Halsman e pergunta se ele mudaria algo dito no depoimento anterior, o Dr. diz que não alteraria nada, e simaproveitaria para acrescentar que o motivo do parricídio seria pelo fato de Phillippe Halsman sofrer do complexo de Édipo, uma teoria do Dr. Sigmund Freud faz uma descrição, a condição na qual o filho que inspirado por muito ódio e ciúmes de seu pai e levado a matar, havendo dois pontos, por um lado ele vê essa ação como uma proteção à sua mãe, e por outro deseja tomar o lugar do pai essa teoria seencaixando ao caso específico a vez que competindo pela atenção da mãe, vê isso o pai como uma ameaça o desejo de sempre proteger a mãe e substituir o pai, e que as condições exaustivas da viagem e a tesão crescente entre eles as brigas tudo isso foi uma espécie de estopim.
-O próprio réu (Phillippe Hasman) é interrogado agora pelo promotor, que pergunta como era sua relação com seu pai antes da...
tracking img