Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Psicologia da Educação


BIAGGIO, A. M. B., Psicologia do desenvolvimento. 19. ed. Petópolis: Vozes, 2007. p. 19-40.
Ao pensar em definição de Psicologia do Desenvolvimento,surgem grandes discussões acerca do assunto, com pensamentos e posições diferentes de cada estudante, uns restringindo o estudo à criança e outros estudando o decorrer da vida inteira de um indivíduo.Ao analisar várias visões diferentes, pode se dizer que há um objeto comum de estudo na psicologia do desenvolvimento: processos e ambiente que interferem e influenciam na mudança decomportamentos.
Sendo este, então, o objeto de estudo, pode se dizer também que a psicologia do desenvolvimento abrange muitas outras áreas da psicologia que envolve o desenvolvimento e crescimento humano.E não apenas áreas da psicologia, mas tantas outras como Biologia, com os fatores biológicos do individuo; a sociologia, com questões de vivência e sociedade; a antropologia, envolvendocostumes, culturas e tradições; entre muitas outras.
A diferença do estudo da psicologia do desenvolvimento das demais psicologias é o interesse pelo estudo comportamental do individuo a longo prazo,ou seja, que ocorrem por toda a vida.
As mudanças ocorridas num prazo de três anos no ser humano são muito mais evidentes e interessantes nos anos iniciais – 1 a 3 anos de idade – quando odesenvolvimento está no começo, do que mais tarde, como de 31 a 33 anos de idade.
Mesmo sendo argumentado pelo estudo de desenvolvimento em todas as fases da vida, o foco principal é no estudo emcrianças e adolescentes, onde ocorre o principal desenvolvimento, o inicio da vida.
Referente aos métodos utilizados de um psicólogo de desenvolvimento e o teórico-experimental há diferenças,porém também há uma semelhança. O de desenvolvimento é através da observação controlada do individuo e o experimental, como o próprio nome já diz, através de experiências, tendo em comum a espera,...
tracking img