Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 3 - Psicologia da Aprendizagem Unidade 1: Aprendizagem: conceitos básicos, componentes e características da aprendizagem. 1. O que é aprendizagem? Como aprendemos? 1.1. A Psicologia e a Educação Uma polêmica bem conhecida, relativa à interseção entre os estudos da Psicologia e da Educação é a da própria existência de uma área chamada Psicologia da Educação. Muitos questionam a suaexistência, afirmando que esta área nada mais é que uma seleção de conteúdos, estudos e explicações de diferentes áreas da Psicologia, não constituindo um corpo organizado de conhecimentos. Outros entendem que a Psicologia da Educação traz contribuições e estudos originais, agrega conteúdos novos à Educação, constituindose em uma área de conhecimento com todos os atributos necessários – desenvolvimento depesquisas, enunciação de conteúdos e objetivos próprios. Ela não constitui uma série de recomendações, cuidados e “dicas” que garantem um bom ensino. Não tem como meta prescrever princípios para ensinar bem, mas sim desenvolver a capacidade explicativa do fenômeno educacional que lhe garanta o lugar de ciência fundamental para a Educação. Coll et alii (2004)1 destacam alguns fatores que esclarecemo porquê de tantas divergências internas da Psicologia, quando se trata da abordagem da Educação:  A existência de diferentes marcos teóricos adotados ao estudar os processos educacionais;  a variedade de conceitos de Educação e de ensino existentes, tomados como ponto de partida para os estudos psicológicos;  a atribuição de variados graus de importância aos componentes psicológicos e aoseducacionais no estudo dos processos de ensino e de aprendizagem;  as dificuldades de realização de pesquisas em Psicologia, mesmo quando têm objetos de estudo mais concretos, como no caso da Educação;  dificuldade no estabelecimento da relação teoria-prática em Psicologia associada à “cobrança” de intervenções como ocorre, por exemplo, nas dificuldades de aprendizagem.
COLL, C. et al (orgs.).Desenvolvimento Psicológico e Educação. V.2, Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
1

A relação entre a Psicologia e a Educação, em sua evolução histórica, avançou em três áreas: o desenvolvimento infantil, a psicometria (disciplina inserida na Metodologia das Ciências do Comportamento e que estuda a medida psicológica) e a aprendizagem. Mesmo com as alterações desta relaçãono correr da história, os estudos sobre a aprendizagem se mantiveram foco privilegiado da Psicologia da Educação e merecem destaque na formação docente. Consideremos, portanto, que a Psicologia da Educação tem três dimensões – teórico-conceitual, tecnológico-projetiva e técnicoprática, sendo essencial à formação docente para ambientes presenciais ou online. Concluímos com Chakur (2001)2 que apsicologia da educação pode facilitar ao docente em formação condições para conhecer melhor o aluno e suas condições de aprendizagem, para buscar com maior eficácia as causas do insucesso na aprendizagem, para fundamentar uma prática pedagógica de excelência. 1.2. Aprendizagem: variados conceitos e enfoques. São vários os conceitos de aprendizagem, de acordo com as idéias que os fundamentam e asabordagens teóricas que lhes dão suporte. Todos têm em comum alguns aspectos: o interesse pelos processos que compõem a aprendizagem humana, pelos fatores que interferem neste processo, pelas diferenças de ritmo que o caracterizam, pela motivação e pelas causas das dificuldades de aprendizagem. Hilgard (1966) apresentou um conceito clássico, que é citado até hoje.
Aprendizagem é o processo pelo qualuma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo (por exemplo, fadiga, drogas etc.) (p. 3).3

Podemos extrair desta definição duas conclusões importantes: . Toda aprendizagem implica mudança. Embora seja...
tracking img