Rugosimetro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RUGOSÍMETROS

INTRODUÇÃO
O rugosímetro é um aparelho eletrônico amplamente empregado na indústria
para verificação de superfície de peças e ferramentas(rugosidade). Ele assegura
um alto padrão de qualidade nas medições, sendo assim muito utilizado e de suma importância em laboratórios de medições e em linhas de produção.Inicialmente, ele era destinado apenas à avaliação da rugosidade ou textura primária. Com o passar do tempo, o rugosímetro, evoluiu e apareceram critérios para a avaliação datextura secundária, que no caso é a ondulação.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Rugosímetros de forma geral, como dito na introdução, são aparelhos eletrônicosdestinados à avaliação de rugosidades e de ondulações de peças.
Ele é composto das seguintes partes: apalpador, unidade de acionamento, amplificador e registrador. O apalpador éo responsável por levar os sinais da agulha “apalpadora” até o amplificador. O amplificador contém a parte eletrônica principal, que possui um indicador de leitura,este qual amplia os sinais da agulha e calcula em função do parâmetro escolhido. A unidade de acionamento desloca o apalpador, sendo responsável por deslocá-lo a umavelocidade constante e a uma distância desejada. E por fim, o registrador fornece a reprodução em papel do corte efetivo a ser analisado.

Existe uma inúmera diversidade derugosímetros, e cada um com uma característica mais avançada do que o outro. Em geral, as principais características que variam de um rugosímetro para outro, a fim deobter uma maior eficiência são: parâmetros, faixa de medição, memória, velocidade de medição, ampliação máxima, display, precisão, temperatura de operação e tipo de ponta.
tracking img