Proxy squid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Pitágoras de Tecnologia

Disciplina: ASSOAA
Curso: Tecnólogo em Redes de computadores

Servidor Proxy
(Squid)

19-09-2012

Integrantes:
Rodrigo Moreira
Robert Gouveia
Tatiane Fernandes
Wesley Oliveira
Índice

Introdução 04
Proxy 05
Características e Ramificações 05
Web Proxy 05
Proxy Transparente 06
ProxyAberto 06
Proxy Anônimo 06
Proxy Reverso 06
Vantagens da Implementação 07
Balanceamento de Carga 07
Cache 07
Compressão de Dados 07
Anonimato 07
Consumo de Recursos 07
Desvantagens do Proxy 08
Interceptação 08
Problemas Futuros 08
Navegadores e F508
Segurança 08
Squid 09
Versão 09
Plataformas suportadas 09
BSD 09
Linux 09
Unix 10
Windows 10
Outros 10
Conclusão 12
Bibliografia 13
Anexos 14

Introdução

Neste trabalho abordaremos o tema servidor proxy, usando como referência deestudo o projeto Squid que é desenvolvido na plataforma Linux.
Demonstraremos na teoria, como é o seu funcionamento, as modalidades, suas características, as vantagens e desvantagens de se utilizar um proxy em redes de computadores, a sua utilização para armazenamento local como cache e quais são as principais funções deste tipo de servidor.

Proxy
É um servidor intermediário que atende arequisições repassando os dados do cliente à frente: um usuário (cliente) conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web, ou outro recurso disponível no outro servidor. (Wikipedia.org).
O proxy atua como um “interceptador” entre os provedores de serviços e as máquinas que fazem as requisições dos mesmos. Estão presentes tanto numa rede interna, como cache dehttp, redirecionamento de portas e regras de acesso como também espalhados pelo mundo como forma de dificultar um rastreamento (proxy aberto).
Surgiu com a necessidade de se conectar várias máquinas numa única “fonte” de acesso externo, ou seja, receber uma conexão de internet e a dividi-la entre outros computadores. Atualmente esse tipo de dificuldade é facilmente resolvida com a instalação econfiguração de um roteador, coisa que antes era realizada por um servidor proxy. Atuava como um intermediador entre a LAN e a WAN.

Características e Ramificações
Popularmente conhecido como armazenamento local ou cache, o Web Proxy atua entre a rede externa e a interna armazenando e atualizando boa parte do que é trafegado e requisitado pelos usuários em servidores externos.
Funciona daseguinte maneira:
O usuário, através de um navegador, faz uma requisição de uma url externa, o proxy intercepta o pedido, faz o download de toda a página e disponibiliza a mesma para o usuário. Havendo mais requisições da mesma url citada, seja pelo mesmo usuário ou por outros, o proxy apenas disponibiliza o que já foi “cacheado” por ele, claro que antes é feita uma consulta rápida na página originalem busca de mudanças, se houver, o proxy apenas atualiza as partes novas e utiliza o que já está em cache para reconstruir e disponibilizar a página para o(s) usuário(s).
Para controle da cache, com relação a tamanho e até mesmo desempenho, são utilizados algoritmos que trabalham com os quesitos: histórico de acesso, tamanho e idade dos arquivos armazenados. Os mais simples são o LRU (LeastRecently Used) que remove os documentos que passaram mais tempo sem requisição e o LFU (Least Frequently Used) que remove os que foram menos frequentemente utilizados.
O Proxy Transparente atua da mesma maneira que um proxy comum, porem ele obriga, de forma “invisível” os usuários utilizarem o serviço. A transparência é obtida com a interceptação do tráfego de algum protocolo, seja ele HTTP,...
tracking img