Squid 3 com proxy transparente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Squid 3 com Proxy transparente

Resumo

Este artigo visa mostrar algumas das formas de uso do servidor proxy Squid, assim como as configurações para os casos apresentados. Não é proposta analisarmos todas as possíveis implementações com uso do Squid, fato este impossível de ser realizado, dado a grande flexibilidade que este software oferece, mas sim mostrar as maneiras mais comuns de suautilização e configuração.

Objetivos

O objetivo principal deste documento é proporcionar o entendimento do funcionamento do servidor proxy Squid e como são realizadas suas configurações. Não será abordado aqui o processo de instalação, tendo em vista tratar-se de tarefa muito simples, já que estamos falando de um software muito popular e presente em praticamente todas as distribuições Linuxatuais, portanto podendo ser instalado através de pacotes da própria distribuição com muita facilidade.
O que é Squid?
O Squid é um servidor proxy que suporta HTTP, HTTPS, FTP e outros. Ele reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições freqüentes de páginas web numa rede de computadores. Pode ser usada para controle de banda, restrição de sites,usuários, entre outros. Um servidor proxy funciona como um intermediário no contato dos computadores da rede local com outras máquinas fora dela, como por exemplo na internet. Ele recebe as requisições de acesso externo dos hosts locais e as repassa a outros computadores fora da rede local, retornando as respostas aos computadores que as solicitaram.


Porque usar o Squid

Além da capacidade deintermediar o acesso à internet, como já mencionado, o Squid tem outros recursos que o torna uma excelente alternativa para aproveitamento mais racional da comunicação. Dentre esses recursos podemos destacar:
Cache - através desse recurso o Squid armazena em cache o conteúdo acessado, de forma que se algum host fizer novamente uma requisição ao mesmo conteúdo, que já se encontra armazenada, ele recebediretamente do cache, sem a necessidade de efetuar uma nova busca dos dados na internet. O uso desse recurso pode trazer uma rapidez maior ao acesso à internet, pois provavelmente o link do host com o proxy é bem mais rápido do que deste com a internet;
Autenticação - podemos restringir o acesso ao servidor proxy com o uso da autenticação de usuários, de forma que seja melhorada a segurança, jáque somente usuários autorizados poderão acessar a internet. Este recurso é bastante flexível e pode ser implementado de várias maneiras, como uso do protocolo LDAP, SMB, módulos PAM, etc;
Registro de acessos - os acessos são registrados em arquivos de log, podendo esses ser utilizados para as mais diversas finalidades, que vão desde a análise de performance do servidor, até a geração derelatórios detalhados dos acessos à internet. Existem vários softwares analisadores de logs do Squid capazes de gerar relatórios tão bons, que por si já justificariam o uso do Squid, em razão do controle proporcionado;
Controle centralizado - com o uso do proxy temos a facilidade de um único ponto centralizador do acesso à internet, o que torna a gerência da rede mais fácil e eficiente. Uma única máquina écapaz de prover acesso à várias outras;
Segurança - como apenas o proxy está diretamente ligado à internet, temos apenas uma (ou mesmo poucas, caso tenhamos mais de um servidor proxy) máquina potencialmente vulnerável. Desta forma fica mais fácil concentrar esforços na melhoria da segurança de apenas um ponto na rede.
A base instalada do Squid é hoje muito grande, sendo utilizado por empresasdos mais variados ramos e portes, vão desde instalações para uso doméstico até grandes corporações, Governos, etc. Isso mostra a credibilidade que este software livre possui.
Instalando o Squid
Para fazer a instalação, basta digitar, como root, no terminal, o comando:
apt-get install squid3

Editando o "squid.conf"
O arquivo original do Squid é gigantesco, devido ao seus inúmeros...
tracking img