Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Desenvolvimento da Psicologia ModernaComeçamos com um paradoxo, uma aparente contradição, ao observar que a psicologia é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, ao mesmo tempo, uma das mais novas. O interesse pela psicologia remonta aos primeiros homens questionadores. Sempre tivemos fascínio pelo nosso próprio comportamento, e especulações acerca da natureza e conduta humanas são ostópicos de muitas obras filosóficas e teológicas. Já no século V A.C., Platão, Aristóteles e outros sábios gregos se viam às voltas com muitos dos mesmos problemas que hoje ocupam os psicólogos: a memória, a aprendizagem, a motivação, a percepção, a atividade onírica e o comportamento anormal. As mesmas espécies de interrogações feitas atualmente sobre a natureza humana também o eram séculos atrás, oque demonstra uma continuidade vital entre o passado e o presente em termos de seu objeto de estudo.
Embora os precursores intelectuais da psicologia sejam tão remotos quanto os de qualquer disciplina, a moderna abordagem psicológica teve início há pouco mais de cem anos. O centenário de nascimento da psicologia moderna foi comemorado em 1979.
A distinção entre a psicologia moderna e seusantecedentes estão menos nos tipos de perguntas feitas sobre a natureza humana do que métodos empregados na busca das respostas a essas perguntas.O que distingue a disciplina mais antiga da filosofia da psicologia moderna são as abordagens e as técnicas usadas, que denotam a emergência desta última como um campo de estudo próprio, essencialmente científico.
Até o último quarto do século XIX, osfilósofos estudavam a natureza humana mediante a especulação, a intuição e a generalização baseadas em sua limitada experiência. Sucedeu uma transformação no momento em que os filósofos começaram a aplicar os instrumentos e métodos que já tinham se mostrado bem-sucedidos nas ciências físicas e biológicas a questões relativas à natureza humana. Somente quando os pesquisadores passaram a se apoiar naobservação e na experimentação cuidadosamente controladas para estudar a mente humana é que a psicologia começou a alcançar uma identidade que a distinguia de suas raízes filosóficas.
A nova disciplina da psicologia precisava desenvolver maneiras mais precisas e objetivas de tratar o seu objeto de estudo. Boa parte da história da psicologia, depois de sua separação da filosofia, é a história docontínuo aprimoramento de instrumental, técnicas e métodos de estudo voltados para alcançar uma precisão e uma objetividade maiores tanto no âmbito das perguntas como no das respostas.
Se temos a intenção de compreender os complexos tópicos que definem e circunscrevem a psicologia de hoje, o ponto de partida adequado à perspectiva da história deste campo é o século XIX, O momento em que a psicologia setornou uma disciplina independente com métodos de pesquisa e raciocínios teóricos característicos.
Não podemos negar que os primeiros filósofos e estudiosos especularam sobre problemas referentes à natureza humana; eles por certo o fizeram. "Quando examinamos os tópicos que hoje compõem a literatura da psicologia profissional" -escreveu Daniel Robinson, historiador de psicologia da UniversidadeGeorgetoum-, "temos muita dificuldade para encontrar um que não tenha sido formulado, com freqüência de uma maneira a ser aperfeiçoada, [no] século XIX" (Robinson, 1981, pp. 390-391). No entanto, é limitada a influência desses primeiros estudiosos no desenvolvimento da psicologia como ciência distinta e essencialmente
experimental.
Somente há cerca de cem anos os psicólogos definiram o objeto deestudo da psicologia e estabeleceram seus fundamentos, confirmando assim sua independência em relação à filosofia. Os primeiros filósofos se preocuparam com problemas que ainda são de interesse geral, mas os abordaram de modos vastamente distintos dos empregados pelos atuais psicólogos. Esses pioneiros não eram psicólogos no sentido contemporâneo do termo, e discutiremos as suas idéias apenas...
tracking img