Servidor proxy squid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLEMENTAÇÃO DE PROXY UTILIZANDO SQUID
Igor Felipe
Herckner Martins
Jeferson Bezerra
João Gabriel
Luiz Menescau
Thiago Augusto Germano
Abstract:
This article aims to present Linux proxy using squid as a solution for optimizing the use of broadband, whichwill focus mainly control the Internet and access (ACLs) and proxy cache in order not only to optimize the bandwidth more also theintegrity of data within the LAN.
Resumo:
Este artigo tem por objetivo apresentar proxy Linux usando o squid como solução de otimização do uso da banda larga, onde será focado, principalmente, o controle de acesso a Internet e (ACLs) e o Proxy cache visando não somente a otimização da largura de banda mais também a integridade dos dados dentro da LAN.
Palavras-Chaves:
cache Proxy, Internet.1. Introdução
A rede mundial de computadores (Internet) é um ambiente aberto e fundamental, para facilitar o acesso e a troca de informações independente de distancia. A utilização da internet e outros serviços de comunicação disponíveis trazem grandes benefícios para as pequenas, medias e grandes organizações, tornando-as mais ágeis, móveis, competitivas no mercado e com informaçõescentralizadas. Entretanto, a ampliação do alcance proporcionado, nos traz problemas a respeito da utilização inadequada da ferramenta como: downloads que venham comprometer a estabilidade e desempenho da rede, o acesso a sites impróprios e fraudulentos que podem fazer com que a empresa seja responsabilizada pelo uso indevido da internet, além de ocasionar queda na produtividade. A implementação do SQUID visajustamente aplicar tais políticas fazendo uso de métodos de controle de acesso, bloqueando as páginas web indesejadas, proporcionando também o armazenamento em cache das páginas acessadas, otimizando e muito o uso da banda larga. Esse artigo apresenta um estudo sobre o proxy Linux que visa gerenciar o acesso a internet em uma rede. O mesmo possui diversas possibilidades de configurações, cachê,listas de acesso, bloqueios de portas, controle de banda, autenticação por usuário e outros.
2. Largura de Banda
A disponibilidade da conexão com a Internet é de importância fundamental para o bom desenvolvimento das atividades diárias de uma empresa. Em sua maioria, a demanda por acesso é maior que a disponibilidade e isso ocorre por vários fatores, sendo um dos mais relevantes a largura debanda sobrecarregada por varias solicitações das estações da rede.
3. Proxy
Normalmente acessar uma página da Internet o computador se conecta diretamente ao site. Ao digitar o endereço solicitado o computador local e direcionado ao servidor solicitado através do DNS e fecha uma conexão ponto a ponto. Num ambiente corporativo não é interessante que se permita que o usuário estabeleça essaconexão direta, pois é exatamente nesta etapa que servidor Proxy atua, que nada mais é que um computador que passa a intermediar e controlar as conexões da rede interna que se destinam a Internet, e também o caminho inverso. Ao invés de cada computador local estabelecer essa conexão com a Internet, eles farão a requisição ao servidor proxy que é quem de fato fará essa conexão.
Existe um ganho deperformance muito grande na rede quando utilizamos um Proxy com cache. Isso porque um mesmo site é requisitado por repetidas vezes por um mesmo ou por vários usuários. Entretanto, exceto a primeira vez, na qual essas requisições são atendidas pelo servidor em que estão hospedadas remotamente, as demais solicitações para o mesmo site serão atendidas localmente pelo Proxy acelerando muito o carregamentodas páginas solicitadas, pois evita que ocorram repetidas requisições na Internet em busca de um mesmo site. Ou seja, as páginas mais acessadas da rede vão ter um tempo de resposta melhor e não consumirão tanto da banda de saída. Pois o proxy irá retornar as informações a partir do seu cache. O Proxy verificará em seu cache se ele possui uma cópia do site solicitado. Se a mesma esteja disponível...
tracking img