Servidor squid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O acesso à internet por Órgãos Públicos tem sido cada vez mais necessário, tendo em vista o crescimento da utilização da rede mundial de computadores por todos os setores nas Esferas Federais, Estaduais e Municipais. E cada vez mais se tem a necessidade de aumentar o desempenho nos acessos à Internet, de forma que a redução do tempo tem se tornado um fator extremamenterelevante. O número de usuários que se conectam na rede cresce de forma acentuada. Outra necessidade detectada é o controle de acesso aos conteúdos disponíveis na Web.


Este trabalho tem como objetivo apresentar os requisitos e o funcionamento de um servidor Proxy, com a função de conectar vários computadores com um único IP. Outra função é armazenar as páginas mais acessadas pelosusuários, para assim disponibilizá-las de forma mais rápida. Além de garantir a segurança do sistema, impedindo o acesso a sites impróprios, que pode ser bloqueados pelos superiores.




Justificativa

Procura atender os requisitos para a aprovação e conclusão do curso Técnico em Informática, tendo como objetivo apresentar a importância de um servidor Proxy a ser implantado na Sede daPrefeitura Municipal de Alto Caparaó, oferecendo velocidade na navegação, centralização e controle de acesso à internet.







objetivos


1 geral

O objetivo deste trabalho é a implementação e a otimização de um Servidor Web/Proxy Squid na Sede da Prefeitura Municipal de Alto Caparaó, aumentando a velocidade de navegação, através do cache, e fazendo um controle ao conteúdoWeb acessado pelos Departamentos, utilizando o ACL (Access Control List).



2 ESPECÍFICO

Após análise junto aos Servidores Públicos responsáveis pelo Setor Financeiro da Prefeitura Municipal de Alto Caparaó, foi identificada a necessidade de uma melhoria na distribuição de internet na Sede.


O fato de já existir uma Rede Local estruturada,interligando os computadores de todos os setores, fez com que a decisão de implantação de um Servidor Web/Proxy fosse a mais acertada, devido a inúmeros motivos abaixo relacionados:
• Somando-se todos os pontos de internet utilizados pelos vários setores localizados na Sede da Prefeitura, totalizam-se 09 (nove) links de 256kbps, com acesso via rádio, utilizados por 19 computadores. É um serviçodevidamente licitado, gerando uma despesa mensal com o serviço prestado de R$ 1.350,00 (mil trezentos e cinquenta reais). Com a centralização da internet por um Servidor Web/proxy, essa despesa cairia para R$ 400,00 (quatrocentos reais), que é o preço médio de um link de internet de 2Mbps.


• Nenhum dos computadores dos Departamentos da Sede possui controle de acesso à internet, tendo o todo o seuconteúdo a disposição de seus usuários. O Servidor Web/Proxy, com a utilização das Listas de Controle de Acesso, também conhecidas como ACL's, permite que o administrador restrinja o acesso a determinados sites baseados em critérios estipulados em listas de controles. Os critérios podem ser expressos em regras baseadas no login, palavras-chave na URL, palavras-chave no conteúdo do site, horário deacesso, etc. Isso irá gerar uma economia também na parte de manutenção com os computadores, uma vez que o serviço de internet será direcionado aos sites necessários à Administração Pública Municipal, evitando a infecção com vírus e outras pragas virtuais.


• Maior velocidade ao acesso a internet, uma vez que o cache do Servidor armazena as páginas mais visitadas, tendo só o trabalho deatualizar o conteúdo que tiver sido modificado no site, gerando um melhor aproveitamento do tempo de uso da web.



METODOLOGIA

A metodologia baseou-se na coleta de dados junto a Prefeitura Municipal de Alto Caparaó, fazendo um levantamento geral sobre a estrutura de rede e quantidade de computadores da Sede, gastos com internet e manutenção.


Baseado nessas...
tracking img