Problemas tipicamente urbanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engarrafamentos de trânsito
Engarrafamento nas principais vias de acesso (rodovias, auto-estradas) – Problemas como estes ocorrem graças a falta de planejamento, uso demasiado do transporteparticular e pela falta de eficiência dos transportes públicos. Estes problemas acarretam uma série de outros problemas como na economia pelo tempo perdido em longos congestionamentos, conflitos sociaisgraças ao stress causado, problemas ambientais, entre outros. Colocando tais fatos em dados quantitativos pesquisas comprovam que:
*Pessoas utilizando automóveis consomem 7 vezes mais espaço que pessoasutilizando ônibus. (VASCONCELLOS, 2000, p. 45)
*A capacidade de deslocamento de passageiros é muito maior nos ônibus do que nos carros (1000 a 6000 passageiros por hora contra 140 a 250 pass./hora).(VASCONCELLOS, 2000, p. 222)
*Com relação ao meio ambiente, a “contribuição” dos carros com monóxido de carbono (CO) para a atmosfera em São Paulo é de 97%, comparada com 2,0% dos ônibus(VASCONCELLOS, 2000, p. 41)
Por que é um problema tipicamente urbano?
Tal problema é tipicamente urbano, pois só em espaços urbanos temos um número elevado de veículos o suficiente para que ocorra osengarrafamentos, ocasionados pelo excesso destes.
Ambiente Caótico
O ambiente urbano pode acarretar uma serie de problemas para as pessoas, pois nele contem a poluição visual causada pelo excesso deprédios, cartazes, outdoors, ausência da paisagem natural (árvores, plantas), tal ambiente pode proporcionar acidentes automobilísticos e segundo psicólogos pode também causar problemas psicológicos napopulação devido a sobrecarrega de informações. Poluição sonora, que ocorre graças ao som dos automóveis, obras, bares, baladas, etc. Além de perda de parte da audição, segundo estudos estes barulhosprovindos do ambiente urbano pode acarretar em Hipertensão arterial, Stress, Taquicardia, entre outros problemas de saúde.
Por que é um problema tipicamente urbano?
Ambos os fenômenos descritos...
tracking img