Emile durkhaim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Émile Durkheim

É considerado o fundador da Sociologia como ciência independente das demais Ciências Sociais. Ao preconizar o estudo dos fatos sociais como “coisas”, através de regras de rigor científico, determinou seu objeto, próprio dos estudos sociológicos, e sua metodologia.
Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva".Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meiodeste.
A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de "Socialização", a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seriacomposta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "Fatos Sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.
Partindo da afirmação de que os fatos sociais devem ser tratados como coisas, forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que onormal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização desse, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.
Segundo Durkheim, a sociedade é um conjunto denormas, de ações, pensamentos e sentimentos acadêmicos que não existem apenas na consciência dos indivíduos, mas não construída exteriormente.
Os fatos sociais são justamente essas regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade, e consistem em idéias, normas ou regras criadas pela coletividade e já existem fora de nós quando nascemos.
Uma de suas conclusõesmais interessantes diz respeito à coesão social. Durkheim estuda os níveis de coesão social instaurados por mecanismos de controle e conclui que distorções nestes níveis de coesão causam anomalias individuais: indivíduos que não se encaixam nos grupos sociais.
Grupos sociais mais coesos seriam aqueles permeados por uma solidariedade mecânica, que reprime os membros do grupo com o uso de umalei rígida, enquanto que grupos sociais menos coesos seriam aqueles influenciados por uma solidariedade orgânica onde não há uma punição e sim um esforço para restituir à funcionalidade normal e complexa da sociedade.
A abordagem com que Durkheim debruçou-se sobre a sociologia se anuncia nas obras Da divisão do trabalho social e As regras do método sociológico. Na primeira, analisa o problemada ordem num sistema social de individualismo econômico. Na segunda, define fato social e esquematiza a trama metodológica com que estudou os fenômenos sociais.

3.1 Idéias

3.1.1 Fato Social

Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensamou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
O fato social é experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente que ele não criou e não pode rejeitar, como as regras morais, leis, costumes,rituais e práticas burocráticas oficiais, entre outras.
O fato social existe independente dos indivíduos e tem objetividade e generalidade, e é externo às consciências individuais.É social toda maneira de agir, freqüente ou não, fruto de uma coerção exterior. É social tudo o que é geral no espaço de uma sociedade, apresentando existência própria, independente das manifestações individuais.O...
tracking img