Provas de jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 - INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho em questão teve como desafio, avaliar uma criança de seis anos, estudante da educação infantil da rede pública.
Nessa fase, a criança está no período pré-operatório (2 a 7 anos) e já não está limitada ao seu meio sensorial. É capaz de manejar o seu ambiente através de representações simbólicas ou pensamentos acerca da realidade. Da mesma forma, é capaz derepresentar um objeto como se fosse outro, uma situação por outra ou ainda um objeto, pessoa ou situação por uma palavra.
Analisamos os fundamentos da teoria piagetiana através de seus principais conceitos e pressupostos. Objetivando apresentar os fundamentos da Teoria Piagetiana em um modelo que evidencie a inter-relação dos conceitos apresentados.
Tivemos como propósito, avaliar o desempenhoda criança diante das provas propostas por Piaget, levando em consideração, o estímulo social e educacional que foi proporcionado a ela.
Embora muitas crianças apresentem perspectivas diferentes em suas estruturas, a criança em questão se sobressaiu nos testes aplicados, interagindo com todos os participantes.
Nesse sentido, foram alcançadas as expectativas na aplicação dos testes, pois todosos critérios avaliados obtiveram um bom desempenho final e o objetivo dos participantes, que era constatar a Teoria Piagetiana na forma prática, foi positivo.






2.0 – APLICAÇÃO DE PROVAS OPERATÓRIAS
2.1 PROVA DE CONSERVAÇÃO DAS QUANTIDADES DISCRETAS
Material: 12 fichas rosa e 12 azuis.
Procedimento: Colocar as fichas sobre a mesa de 6 a 8 fichas azuis, alinhando-as, e pedir que acriança faça outra fileira igual com as fichas rosa. Se for necessário, disponha as fichas azuis e rosa em correspondência termo a termo, em seguida lhe fazer as perguntas.
Teste: A entrevistadora coloca a mesma quantidade de fichas azuis e rosas e pergunta: Qual tem mais? Diego: “Tem a mesma quantidade, só que está um pouco separada”. A entrevistadora faz um monte de fichas e pergunta: Agora, qualtem mais? Diego: “O meu tem mais.” (O egocentrismo falou mais alto, pois o dele era o azul, ele olha debaixo da mesa, para ver qual monte estava mais alto.) A entrevistadora faz dois círculos com a mesma quantidade de fichas e pergunta: Agora, qual tem mais? Diego: “Parece um sol, mais o rosa tem mais.”.
Qualquer ação adaptativa pressupõe uma organização subjacente. Não há nenhuma adaptação(assimilação e acomodação) proveniente de uma fonte desorganizada ou caótica, uma vez que esta adaptação tem como base uma organização inicial, expressa no esquema (ponto de partida para a ação do indivíduo sobre os objetos do conhecimento). Assim, o pensamento se organiza, mediante a constituição de esquemas, que se formam através do processo de adaptação. Por outro lado, a organização do pensamento,expressa através das estruturas cognitivas, produzidas mediante o processo de adaptação, é que permite que o indivíduo organize a realidade (COUTINHO & MOREIRA, 2000).
De acordo com Flavell (1996), os esquemas têm os mais variados tamanhos e formas, entretanto, todos possuem uma característica geral comum: a seqüência de comportamentos que o constitui é uma totalidade organizada. Por seremestruturas, os esquemas são criados e modificados pelo funcionamento intelectual. Uma das características isoladas mais importantes de um esquema de assimilação é sua tendência à repetição. De fato, apenas os padrões de comportamento que ocorrem repetidas vezes, no decorrer do funcionamento cognitivo, são considerados esquemas.
O egocentrismo observado se caracteriza, basicamente, por um visão darealidade que parte do próprio eu, isto é, a criança não concebe um mundo, uma situação da qual não faça parte, confunde-se com objetos e pessoa, no sentido de atribuir a eles seus próprios pensamentos, sentimentos, etc. (Rappaport, 1981)
2.2 PROVA DA CONSERVAÇÃO DE MASSA
Material: Massa de modelar.
Apresentar a criança duas bolinhas de massa idêntica e questioná-la.
Teste: A entrevistadora...
tracking img