Carnaval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

FACULDADE DE ARTES E COMUNICAÇÃO

PRODUÇÃO MULTIMÍDIA

AYNÁ MUNIZ EVANGELISTA

RODRIGO ELOU ZAKIME

THOMAZ FERNANDEZ E SILVA

VIVIAN DE SOUZA KECIORIS

CARNAVAL

Santos

2010

SUMÁRIO

1. Introdução .......................................................................................................................4 2. A palavra..........................................................................................................................5 3. Festejos de Ísis .................................................................................................................6 4. Cortejos de Baco (Dionísio)................................................................................................7 5. Festa dosBobos................................................................................................................9 6. Carnaval de Veneza......................................................................................................... 11 7. Bailes da Corte & Festa de Largo ...................................................................................... 13 8.Entrudo.......................................................................................................................... 16 9. Blocos e Cordões ............................................................................................................ 17 9.1. Blocos Carnavalescos .......................................................................................... 17 9.2. Cordões Carnavalescos....................................................................................... 17 10. Escolas de Samba.......................................................................................................... 18 Comentário Geral ............................................................................................................... 20Bibliografia......................................................................................................................... 21 Livros ............................................................................................................................ 21 Sites ............................................................................................................................. 21

1. Introdução

Sem origem exata e como uma miscelânea devárias culturas, o Carnaval é uma das mais antigas festas populares existentes. Além de marcar o início da Quaresma para os cristãos, o Carnaval se caracteriza pela folia, com blocos espalhados pelas ruas, trios elétricos no Nordeste, desfiles de Escolas de Samba principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Ao certo, a festividade começa na sexta-feira e termina com na quarta-feira de cinzas, mas háquem passe muito mais tempo “pulando” o Carnaval.

Apesar de através dos tempos o Carnaval ser considerada uma festa pagã, é a Igreja Católica que decide qual a data em que será realizado, utilizando uma metodologia inventada pela própria Igreja. Para definir os dias exatos, primeiro a Igreja define a data em que se dará o domingo de Páscoa, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

Paradefinir a Páscoa, a regra é simples: é o primeiro domingo após a lua cheia que seguir ao equinócio de primavera (que marca o início da mesma) no hemisfério norte, que geralmente ocorre em 21 de março. Porém a Igreja Católica se utiliza de projeções sobre a lua feitas na Idade Média e que não coincidem com o ciclo lunar. Ou seja, a Páscoa depende da chamada "lua cheia eclesiástica". Decidida aPáscoa, contam-se retroativamente sete domingos e eis a data do carnaval.

Como curiosidade, em especial para o site Pagina 3 Pedagogia & Comunicação e divulgado no UOL, a jornalista Manuela Martinez relata que durante muitos séculos, os fiéis e os próprios representantes da Igreja católica encontraram muitas dificuldades para entender e explicar a fixação do calendário da Páscoa e do próprio...
tracking img