Proposta pedagogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Durante muitos anos a educação infantil foi desenvolvida dentro do contexto familiar na qual todos os ensinamentos, interação, cuidados, construção da identidade e cuidados pessoais eram tarefas exclusivas dos pais e parentes mais próximos. As primeiras noções de conteúdos sistematizados também eram tratadas pelos pais os parentes mais letrados. A criança queatingisse a idade escolar exigida naquela época deveria necessariamente dominar a codificação e decodificação de símbolos e sinais, para então ingressar na educação institucionalizada.
A Educação Infantil hoje está inserida no contexto da Educação Básica, valorizando a socialização, o ambiente escolar como construtor de aprendizagens, princípios de cidadania, valores, pluralidade cultural, ética,respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.
A Educação Infantil inserida no contexto da Educação Básica representa uma grande conquista no cenário da educação brasileira, haja vista que as crianças são valorizadas, descobrem e dão significados aos seus sentimentos, valores, ideais, costumes e papeis sociais desde os primeiros anos de sua existência.

1.1 Histórico da EducaçãoInfantil

A educação no Brasil foi marcada com a chegada dos portugueses que impuseram o seu padrão de educação e cultura europeia aos índios, dos quais já possuíam seus próprios costumes e suas próprias características.
Em contato apenas com o mundo interno da própria família, as crianças da época acabavam reproduzindo diariamente e, consequentemente, em fase adulta, atividades semelhantesàquelas vivenciadas pelos pais, funcionando numa espécie de cultura doméstica, tanto no que diz respeito à vida social quanto educacional.
A educação infantil hoje complementa e compartilha com as famílias a transmissão e a recriação dos patrimônios culturais e a socialização, distribuição e a construção dos conhecimentos. Nesse sentido, pode-se considerar que este tipo de educação surge comoconsequência e dá origem às grandes mudanças familiares, sociais e educacionais.
A entrada da Educação Infantil como educação sistematizada alarga o universo inicial da criança no sentido de convivência com outras pessoas diferentes de seu contexto familiar, a aquisição de novas aprendizagens, ao desenvolvimento da autoestima, a apropriação de conhecimentos e saberes inerentes à sua condição humana, aosenso de responsabilidade que conduz a situações de conquista da formação pessoal e social e ao conhecimento de mundo.

1.2 Fundamentos teóricos

Alguns teóricos mostraram que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das interações estabelecidas entre o ser congnoscente e o cognoscível. As teorias de aprendizagem concebem o desenvolvimento infantil como um processodinâmico no qual a criança formaliza sua identidade, descobre-se enquanto ser participativo em processo de constantes transformações.
Alguns teóricos, ao longo de suas vidas, reverteram suas pesquisas para entender como se processa o processo de aprendizagem entre as crianças: Henri Walon, propôs um estudo integrado do desenvolvimento infantil, contemplando aspectos da afetividade, da motricidade e dainteligência. O desenvolvimento da inteligência depende das experiências oferecidas pelo meio. A linguagem, a cultura e o contexto vivido contribuem diretamente para a formação do conhecimento na criança (DE LA TAILLE, 1993).
Para Lev Vygotsky o funcionamento psicológico estrutura-se a partir das relações sociais estabelecidas entre o sujeito e o mundo. Tais relações ocorrem dentro de um contextohistórico e social, no qual a cultura assume papel relevante para representar a realidade. A relação do indivíduo com o mundo é mediada por sistemas simbólicos em que a linguagem tem papel central que consegue abstrair a organização do pensamento.. Através de Vygotsky e seus seguidores surgem as teorias sociointeracionistas de ensino que preconizam que as condições socioculturais e históricas...
tracking img