Processo perceptivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
rocesso Percerptivo:É o processo pelo qual parte das informações existentes no ambiente são processadas pelo individuo para a tomada de decisão.As pessoas reagem aquilo que percebem e suas percepções nem sempre refletem a realidade objetiva.Esse processo é dividido em três fases: Atenção,Organização e Recordação.
Atenção: É uma fase critica no processo decisório ,por isso a maior parte deinformações disponíveis é filtrada de forma que algumas entre no sistema e outras não já que as características da pessoa perceptiva afetam o modo como a atenção é dirigida e a nossa atenção atraída mais facilmente para objetos que confirmem nossas expectativas.
Organização: Na fase de organização simplifica-se e organiza mais os dados sensoriais acessados.Um dos métodos é “amassar” vários pedaços deinformação em uma única peça que possa ser processada mais facilmente.Usando esse processo de amansamento,podemos memorizar muito mais de 40 números, o que atesta a eficiência desse tipo de processo de organização.Essas informações não numéricas são denominadas esquemas.
Esquemas: São estruturas cognitivas que agrupam unidades discretas de informação perceptiva de um modo organizado.Os dois tiposde esquemas importantes para se entender o processamento de informações sociointerpessoais são os scripts e os protótipos.
Os esquemas que envolvem sequências de ações são chamados de scripts pela simples razão de que se assemelham ao material utilizado em filmes ou peças de teatro.Quando o objetivo é a precisão perceptiva, o esclarecimento desses scripts é essencial.
Protótipos: são esquemasque nos habilitam a “ amontoar” informações sobre características das pessoas.Os protótipos as vezes carregam excesso de bagagem e com isso podem refletir a pessoa com precisão.
No comportamento organizacional, o protótipo do líder é composto de 12 características.Segundo Robert Lord as pessoas que exibem a maioria dessas características são vistos como lideres e lideres são cistos comopossuidtores de tais características.
Estereótipos: É um protótipo não uteis,é uma generalização amplamente disseminada sobre um grupo de pessoas.
Recordação: É recordar de algo que já esta retido na mente.
.Na recordação é possível perde informações no processo de armazenamento e recuperação.Após as informações serem armazenadas ,as mesmas são armazenadas na memória e podem ser explicadas pelos termosdo viés da disponibilidade.O viés da disponibilidade é a tendência das pessoas de julgar as possibilidades de algo que irá acontecer devido á facilidade com que podem lembrar de exemplos já que a atuação do viés da disponibilidade influencia no modo como as pessoas pensam sobre morte,doenças e desastres.
Reduzindo os problemas de percepção
Uma maneira melhor de melhorar a acurácia na percepção éaumentar a frequência de observações.Ao fazer mais observações o observador pode coletar mais informações e com isso elevar a curácia das percepções alem de aumentar o numero de observações é útil também garantir a representatividade das informações por meio do cuidado com o modo e o momento da observação.
PROCESSO DECISÓRIO
Essa fase as pessoas coletam e registram algumas informações que serãoutilizadas na tomada de decisão final.Cpm isso existe dois modelos gerais para entender os processos de decisão:Modelo de decisão Racional e modelo de decisão Gerencial.
inclui uma premissa básica sobre a racionalidade econômica a noção de que as pessoas tentam maximizar seus resultados individuais,após avaliar os resultados e escolher alternativas;sendo assim é necessário implementá-las comosolução.Esse processo é chamado de maximização da utilidade.
Avaliando os resultados:As pessoas tem uma preferência ligeiramente maior por resultados seguros em relação ao resultados arriscados.O viés da aversão á perda afeta sua decisão até com mais força que sua preferência a situação em que não haja riscos.
Avaliando as probabilidades: A irracionalidade também pode entrar no processo da...
tracking img