Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL

MANTENEDORA: UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL – UNIVEL

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CURSO








PROJETO DE ARTIGO








Estimulação Precoce e o Desenvolvimento da Criança






Alexa Dias

Indianara Priscila dos Santos
Luana Gabriela Alves





Cascavel, 10de setembro, 2012.

SUMÁRIO




1 IDENTIFICAÇÃO 03
1.1 Título da pesquisa 03 1.2 Autor(a) 03
1.3 Professor(a) Orientador(a) 03
1.4 Curso 03
2 OBJETO 03
2.1 Tema 03
2.2 Delimitação do Tema 04
2.3 Formulação do Problema 04
3 HIPÓTESES 04
4 OBJETIVOS 04
4.1 Objetivo geral 04
4.2 Objetivos específicos 04
5 JUSTIFICATIVA 04
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 05
7 METODOLOGIA 05
8 PROPOSTADE SUMÁRIO 05
9 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 06
10 ORÇAMENTO 07
11 REFERÊNCIAS INICIAIS 07




























IDENTIFICAÇÃO



13 Título da pesquisa: Estimulação precoce e o desenvolvimento da criança.

1.2 Autor(a): Alexa Dias
Indianara Priscila
Luana Gabriela Alves



1.3 Professor (a) Orientador (a):

1. SueliGedoz


1.4 Curso: Pedagogia




2. OBJETO



2.1 Tema: Estimulação precoce.


Este trabalho enfatiza a importância da estimulação precoce no desenvolvimento das capacidades psicomotoras da criança.
A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia e, nas psicologias cognitivas e evolutivas; é trabalhada através de programasconstruídos com a finalidade de favorecer o desenvolvimento integral da criança. A estimulação precoce faz uso de experiências significativas nas quais intervêm os sentidos, a percepção e o prazer da exploração, o descobrimento, o autocontrole, o jogo e a expressão artística. Sua finalidade é desenvolver a inteligência, sem deixar de reconhecer a importância dos vínculos afetivos sólidos, e umapersonalidade segura.
Há algum tempo, a estimulação precoce tem merecido uma atenção especial por parte dos investigadores, pois é uma área extremamente importante e necessária à formação e desenvolvimento de todos os indivíduos, pois sabemos que a estimulação precoce deve acontecer desde os primeiros dias de vida do bebê a estimulação precoce, sendo utilizada de forma preventiva, pode evitardéficits psicomotores, além de estimular a integração afetiva entre o bebê e sua família.
Segundo o curso de fisioterapia da Sociedade de Ensino Superior de Alagoas a estimulação precoce inicia em uma criança nos seus primeiros anos de vida do zero aos 24 meses, onde ela ira desenvolver os sentidos do seu próprio corpo, preparando para dominar suas posições, tonificar amusculatura, e seguir caminho para conhecer novas etapas que irá surgir em sua vida.
A estimulação tem como objetivo evitar e minimizar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e possibilitar à criança desenvolver todo o seu potencial. O que se visa neste trabalho é analisar, a percepção das crianças a aquisição da estimulação precoce na educação infantil.
Hoje, éindiscutível o benefício que traz, para qualquer criança, independentemente de sua condição física, intelectual ou emocional, um bom programa de educação infantil do nascimento até os seis anos de idade. Efetivamente, esses programas têm por objetivos o cuidar, o desenvolvimento das possibilidades humanas, de habilidades, da promoção da aprendizagem, da autonomia moral, intelectual e,principalmente, valorizar as diferentes formas de comunicação e de expressão artística. O mesmo Referencial Curricular Nacional para educação infantil (BRASIL, 1998) recomendado para outras crianças é essencial para estas com alterações significativas no processo de desenvolvimento e aprendizagem, pois, valoriza: o brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil, e a...
tracking img