Projeto multidiciplinar||

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCANDAS:
Alexsandra Ribeiro Rocha 2329401904
Solange A. T. Vivancos2307321631
Luciana de Lazare Nascimento 2306307684
Tania Regina de Natale 1099472796
Renata V. R. da Silva: 2333396815

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para a conclusão da disciplina ¨ ProjetoMultidisciplinar II ¨, sob orientação do professor-tutor a distância Professor: Me. Djalma Silveira.

Osasco, 18 de setembro de 2012.
A presença e as contribuições de Froebel na construção histórica das atividades lúdicas, bem como suas aplicações educativas.
Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas– idéia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos. O nome reflete um princípio que Froebel compartilhava com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta emsua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. “As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil são fundamentadas nas teorias de Froebel”. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não se trata apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.
Com base na observaçãodas atividades dos pequenos com jogos e brinquedos que Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas. Dessa forma seria possível aos alunos exteriorizar seu mundo interno e interiorizar as novidades vindas de fora – um dos fundamentos do aprendizado, segundo o pensador.

Pensando sobre a prática escolar, ele sededicou a criar um sistema filosófico que lhe desse sustentação. Para Froebel, a natureza era a manifestação de Deus no mundo terreno e expressava a unidade de todas as coisas. Da totalidade em Deus decorria uma lei da convivência dos contrários. Isso tudo levava ao princípio de que a educação deveria trabalhar os conceitos de unidade e harmonia, pelos quais as crianças alcançariam a própria identidadee sua ligação com o eterno. A importância do autoconhecimento não se limitava à esfera individual, mas seria ainda um meio de tornar melhor a vida em sociedade.

Além do misticismo e da unidade, a natureza continha, de acordo com Froebel, um sistema de símbolos conferido por Deus. Era necessário desvendar tais símbolos para conhecer o que é o espírito divino e como ele se manifesta no mundo. Acriança, segundo o educador, trazia em si a semente divina de tudo o que há de melhor no ser humano. Cabia à educação desenvolver esse germe e não deixar que se perdesse.
Para ele a criança deveria ser livre para expressar o seu interior e perseguir seus interesses. A educação se desenvolve espontaneamente. A pedagogia defendida por ele é defensora da liberdade. A criança é capaz de aprender comseus interesses e por meio da atividade prática do que é significativo para elas, é trabalhar com o real tendo a capacidade de vivenciar o que é aprendido e não apenas nas atividades teóricas. Através da observação do adulto é possível identificar em qual estágio a criança se encontra ( primeira infância, infância e idade escolar)permitindo identificar o nível de desenvolvimento e a foram derelacionamento infantil com o mundo exterior.

Atividade Proposta – Faixa Etária 0 à 5 anos

Atividades Teatrais

Na sala de aula vamos dividir as crianças em grupos e cada criança poderá através da linguagem corporal passar para os outros grupos onde estão, quem são e o que estão fazendo.
Eles precisam planejar o tamanho do lugar, os objetos imaginários a serem usados e o que farão com eles...
tracking img