Projeto tics verde - sustentabilidade em rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Sudoeste Da Bahia – Uesb

Curso De Tecnologias Da Informação Da Comunicação E Novas Práticas Pedagógicas



JEQUIÉ - BA

OUTUBRO / 2010


Universidade Estadual do Sudoeste Da Bahia – Uesb

Curso De Tecnologias Da Informação Da Comunicação E Novas Práticas Pedagógicas



PROJETO DE INTERVENÇÃO PRODUZIDO POR TAIALA RAYRES DIAS APRESENTADO ÀS DOCENTES:EDJANE FREITAS, SOCORRO CABRAL E KÁTIA ANDRADE, TUTORAS DO CURSO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, COMO PARTE DAS PRODUÇÕES REFERENTES AO MÓDULO V.



JEQUIÉ - BA

OUTUBRO / 2010





SUMÁRIO


1. APRESENTAÇÃO ------------------------------------------------------------------------




2. JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------------------------------




3. OBJETIVOS --------------------------------------------------------------------------------




1. GERAL -----------------------------------------------------------------------------


2. ESPECÍFICOS -------------------------------------------------------------------




4. INTERVENÇÕES-------------------------------------------------------------------------


5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ----------------------------------------------------------


6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ------------------------------------------------------


APRESENTAÇÃO

O projeto de trabalho que tem como tema “TICs verde – sustentabilidade em rede”, foi solicitado pelos tutores do Curso de Tecnologias da Informação e da Comunicação comoparte integrante do módulo V. O mesmo tem por orientadora Edjane Freitas Novaes e será desenvolvido numa escola de rede privada situada no município de Jitaúna-Ba pelas docentes Daíse Pereira, Taiala Rayres, Thaís Bomfim e Marlene Gomes, responsáveis pelas turmas do Ensino Fundamental I da Escola Reino Infantil, com carga horária de 100 horas, no período de 22 de agosto a 23 de setembro de 2011,tendo como público alvo os discentes de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental I. O mesmo abordará as questões ambientais e atualidades disponíveis na rede, enfatizando aspectos relevantes de preservação por meio de reflexões e pesquisas possibilitando que educandos e educadores interajam entre si utilizando como ponto de partida os recursos tecnológicos disponíveis na escola, em casa e no município,reconhecendo as consequências de suas ações quanto sujeito social integrante do ambiente natural.
JUSTIFICATIVA
Desenvolver um projeto de Educação ambiental desde a infância estimula o conhecimento sobre o tema e a percepção de seres integrantes desse universo ambiental. Porém, o sucesso será alcançado a partir do momento em que forem postos esses assuntos de forma que se desperte ointeresse das crianças, fazendo uso dos recursos disponíveis em rede, já que se trata de nativos digitais, reeducando-os para que possam manipular de forma consciente e racional contribuindo efetivamente para seu crescimento moral e intelectual. A APROMAC - Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte (Entidade que trabalha com EA voltada às crianças) afirma que Educação Ambiental é um processoparticipativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania. A escola é o espaço sociale o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Este projeto proporcionará ao educador que atua na área da...
tracking img