Ti verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assunto: TI Verde

Variáveis: Sustentabilidade, economia, virtualização, organização, servidores, energia.

Tema: Centro de Processamento de Dados: redução do impacto ambiental.

Problema de Pesquisa: Como identificar os pontos de melhoria para reduzir o impacto ambiental dos centros de dados.

Objetivo Geral: A proposta desse trabalho é explanar as praticas sustentáveis do ti verde, ecomo podem ser adotadas dentro dos centros de processamento de dados para torná-los sustentável.

Objetivos Específicos:
• Identificar o consumo excessivo de recursos;
• Descrever as práticas utilizada no TI Verde;

Esquema da Justificativa:
• Utilizar o TI para modernizar e melhorar o processo das empresas;
• Problemas ambientais causados pelas praticas não sustentáveis;• Controlar o consumo excessivo de recursos, para diminuir o desperdício de energia;




























INTRODUÇÃO

A sigla “TI” é um acrônimo de Tecnologia da Informação, que pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Ela é utilizada por empresas que desejam melhorar seus processos com aintenção de modernizar seus negócios e, conseqüentemente, torná-las mais competitivas. Assim como outras atividades humanas, a TI provoca impactos no meio ambiente sendo tanto pela demanda de energia elétrica quanto pelos materiais utilizados na fabricação do hardware.
Os problemas ambientais originados pelas práticas não sustentáveis, como por exemplo, o descarte de lixo eletrônico, geragraves desequilíbrios ambientais. Com isso, são evidentes as preocupações por parte dos governos, profissionais e empresas ligadas às questões ambientais.
Para controlar o consumo excessivo de recursos, podemos recorrer a uma prática sustentável conhecida como TI Verde, que tem como objetivo utilizar a tecnologia da informação de forma consciente e inteligente com o intuito de diminuir oconsumo de energia através de uma melhor utilização dos recursos. Tais práticas promovem melhorias nas atividades das empresas, garantem uma redução de custo e colaboram com a preservação do meio ambiente.
Segundo Mansur (2009), a tecnologia da informação e comunicação (TIC), a qual inclui computadores pessoais e servidores, aparelhos de telefonia fixa e móvel, equipamentos de rede local,impressoras e data centers, contribui com cerca de 2% da emissão mundial de CO2 (dióxido de carbono).
A emissão de CO2 na área de TI acontece principalmente devido ao mau gerenciamento de energia dos equipamentos encontrados nos centros de dados dos países industrializados. A sociedade e as empresas tentam encontrar alternativas para melhorar o consumo energético da área de tecnologia dainformação e diminuir o impacto no meio ambiente.
De acordo com Lamb (2009), “TI Verde é o estudo e a prática da utilização dos recursos computacionais de forma eficiente”. Este é um conceito que ajuda os profissionais e as empresas da área de TI a diminuírem o impacto negativo na natureza, através de ações sustentáveis.
Nas discussões sobre tecnologias verdes, o principal assunto abordado éo consumo eficiente de energia. Por envolver o meio ambiente, essa discussão envolve aspectos ambientais e tecnológicos. Portanto, TI Verde não se preocupa somente com formas eficientes de consumo de energia, mas também com:
• As fases de construção de computadores desde sua produção até seu descarte;
• computação com o uso eficiente da energia;
• gerenciamento de energia;
•projetos de Data Centers Verdes;
• virtualização de servidores;
• descarte responsável e reciclagem;
• utilização de fontes de energia renováveis; e
• produtos de TI com selos ecológicos.
De acordo com Alves (2010), o setor de tecnologia da informação é responsável por 1,4% do total da emissão global de CO2. Destes, os PCs e monitores contribuem com 57%, os servidores e...
tracking img